domingo, 10 de outubro de 2010

A chuva cai

A chuva cai forte e fria
E correndo se mistura
Pela terra com fartura
Vai caindo noite e dia
Com pingos de água pura.


E quando cai lentamente
Passando por vales e montes
Faz renascer muitas fontes
Mas segue apressadamente
Para lá dos horizontes


A chuva cai sem cessar
Fazendo um belo concerto
Às cordas deu um aperto
Voltando sempre a cantar
Lá longe como aqui perto.
Luíscoelho


ou


A chuva cai
Possuindo a terra
E nua vai 
Regando a serra
Com suaves mantos
De coloridas cores
Tantos encantos 
Se divina fores
Caminhos secretos
De formosas gotas
Segredos tão certos 
De águas marotas
Luíscoelho

46 comentários:

  1. SABER APRECIAR A MUSICALIDADE DA CHUVA É TER UMA SENSIBILIDADE APURADA...

    BOM DOMINGO

    ResponderEliminar
  2. Só agora posso ouvir a voz da chuva e do vento, só depois do implante me voltei a lembrar como são belos os sons da chuva, a chorar e do vento a assobiar...
    Um beijinho e já tomaste o pequeno almoço?

    laura

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Laura
    O pequeno almoço é a segunda coisa que faço depois de acordar.
    Primeiro agradeço a Deus o dom da vida que Ele graciosamente nos oferece.
    E depois de um copo de leite quentinho abro esta janela onde encontro tantos amigos e irmãos e se consigo sacudir a imaginação escrevo partilhando com todos aquilo que vou guardando em rascunhos.
    Colorir palavras andou na forja perto de um mês. Todos os dias alguma coisa me parecia diferente e lá fui mudando as cores e as palavras.
    Muitos dias leio e comento o que cada uma escreve.
    Votos de um bom Domingo e beijinhos com sabor a chuva.

    ResponderEliminar
  4. Luis, amado!
    Por aqui andava tão seco, tantos meses sem cair uma gota sequer de chuva, que quando ocorreu a primeira as terras mineiras sorriram em gratidão... como eu lendo mais essa beleza que tão bem pintou em palavras.
    Beijuuss e um ótimo domingo!

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá, Luis!

    Poesia bonita, esta, ligada ao canto da terra e da chuva que nela cai; linda e sensível forma de cantar a natureza.

    Abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  6. Notas suaves que percorreram minha alma e banhou-me inteira. Belíssimos poemas.

    bjos de luz!

    ResponderEliminar
  7. A chuva cai de alturas impossiveis,,,vem aliviar o peito,,a alma,,,lavar o mundo e refrescar a vida...belissimo seu poema,,,abraços de bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Luis
    Gosto mais da segunda
    que está mais próxima
    da natureza necessária
    alheia aos transtornos das suas maroteiras...

    ResponderEliminar
  9. Meu querido Luís
    Um belo poema, com a chuva como pano de fundo...em silêncio a ouvir.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. Já há alguns dias que eu não postava nada nos meus 2 blogues.

    Acontece que hoje quis fazer um post precisamente sobre a minha sobrinha Tânia e quando queria fazer copy-paste de um e-mail que recebi e acho que tem a ver com a situação dela...o blogger não me permitiu copiar.
    Nunca tal coisa me tinha acontecido, por isso acho muito estranho e quero perguntar se sabe de algo que esteja a acontecer com os posts nos blogues?

    Entretanto, entrei um fórum de ajuda e encontrei pessoas do Brasil com o mesmo problema, só que em Junho de 2009.

    Aqui estão questões colocadas no tal fórum:
    Tenho um blog, e copio e colo as noticias, mas sempre da erro de html, tentei fazer aquele jeito de mandar por mail, mas tambem deu erro(fiz no word).
    O que eu faço, estou quase deixando o blogger por causa disso.
    Detalhe: eu não faço plagio, pois sempre que copio noticias coloco a fonte.
    Não estou conseguindo copiar do word e colar na postagem do meu blog. As referensias sobre o assunto que estão aqui no forum não me ajudaram. Alguém sabe o procedimento para resolver este problema?

    Desculpe o meu pedido de ajuda, no lugar de um comentário, mas estou mesmo aflita!!!

    ResponderEliminar
  11. Nossa como vc escreve bem! suas palavras são doces, acalma o coração, em mim trás tranquilidade.
    Bjs, obrigada.

    ResponderEliminar
  12. A chuva realmente compõe sinfonias.
    Sejamos nós capazes de as captar...
    A chuva é uma das muitas musas dos poetas.
    Sinceramente, gosto de chuva quando estou abrigada dentro de casa com a lareira acesa... aí eu gosto dessa música. De contrário nunca me dá saudades da chuva como me dá do sol!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. ...a chuva de outono te
    inspirou e eu ADOREI!

    aqui tbm chove, mas é chuva
    de primavera com seus tons
    entre pingos coloridos.

    bjbj, poeta!

    ResponderEliminar
  14. Este belo e inspirado poema sobre a chuva faz-me lembrar algo como:
    Cai a chuva miudinha/que é uma doce ladaínha/a cair sobre a terra/e diz-lhe a terra baixinho/ ai que bom, ai que fresquinho...
    Não é o caso destes dias em que têm caído umas bátegas valentes.
    Um abraço, amigo e boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Luís,

    a poesia desabou como uma chuva benfazeja em campo fértil.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  16. lindo poema ..
    querido, grata por me visitar, epor ficares como seguidor .. gostei daqui também .. e fiquei, claro ..
    beijos

    ResponderEliminar
  17. Luís

    de um concerto em pingos de água
    que corre e que lava!

    um abraço

    manuela

    ResponderEliminar
  18. Luís
    A chuva inspirou a sua alma sensível e brindou-nos com estes lindos poemas.
    Adorei.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  19. oi amigo, lindo, lindo poema , amei bju tere.

    ResponderEliminar
  20. "essas tuas águas marotas
    lavam segredos nossos
    tatuando nossas almas
    escorrendo nosso pranto
    nesta mesma chuva
    nossos pés descalsos
    trilham terras distantes"...

    Hoje me inspirei nos teus versos!
    Gostei muito, parabéns Luis, lindo teu versejar!
    Meu carinho, Rosana

    ResponderEliminar
  21. E lendo estas palavras é como se ouvisse o tilintar da chuva a cair na terra molhada espalhando aquele aroma que nos faz inspirar o ar... e renascer!

    E neste momento chove lá fora...

    ResponderEliminar
  22. A chuva caílá fora. O vento sopra levemente formando um musical colorido com as cores do arco-irís.
    O aroma da terra molhada que entra pelas nossas narinas ao acordarmos pela manhã é mais rico que qualquer pequeno-almoço.
    Os sons despertam a imaginação e a caneta decora o papel em branco.
    Obrigada pela sua visita ao meu blog.
    Boa semana.
    Isa

    ResponderEliminar
  23. Belas poesias que transbordam de uma natureza fértil.
    Jorge Manuel Brasil Mesquita
    Lisboa, 11/10/2010

    ResponderEliminar
  24. Pena que chuva civil não molhe militares...

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  25. Belas as duas poesias,cada uma enfocando um aspecto essencial do sentimento do poeta.
    Visitando mais uma vez seu blog e encantada com sua arte de bem escrever!

    ResponderEliminar
  26. Amigo e estimado Luís.

    O cheiro a terra molhada, das primeiras chuvas de outono senti ao ler-te. Um e outro poema têm a musicalidade de quem sente a natureza a mexer dentro de si.

    Kandandos

    ResponderEliminar
  27. Amigo Luís!

    A chuva inspirou-o!
    Meu amigo, ainda bem que por aqui não chove há dois dias :)))
    Não me leva a mal, mas mesmo sabendo da falta que faz, tenho uma má relação com ela :))))

    Da sua poesia gostei imenso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. mesmo preferindo o sol reconheço o encanto musical da chuva, tão bem expresso neste dois poemas

    ResponderEliminar
  29. Simplesmente maravilhoso!
    Uma linda segunda!
    B-Jos.

    ResponderEliminar
  30. Lindo, Luís!

    Abençoadas almas, as dos poetas, que até das coisas feias e tristes constroem beleza em palavras...

    Abraços, amigo

    ResponderEliminar
  31. Que coisa mais linda seu cantar para a chuva!
    Adorei, porque quando a chuva cai e vem aquele cheiro de terra há um renovo na alma.
    Beijos

    ResponderEliminar
  32. Tão bonitos Luís, mas o segundo devo confessar que adorei!

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderEliminar
  33. A chuva! Como eu gosto da chuva e da poesia muito linda. Beijos

    ResponderEliminar
  34. Olá, a chuva continua a cair, docemente, apenas aqui, que no nosso Portugal parece ter acabado..

    Um beijinho da laura

    ResponderEliminar
  35. Luis, quando me deito falo muito com Ele, por vezes recosto-me ou mesmo aconchegadinha no ninho, agradeço por tudo, porque tudo vem d'Ele, embora poucos liguem a isso e achem um dado adquirido o pão de cada dia!

    Ainda anteontem o filho teve de ir ao hospital por causa de um furúnculo na virilha, dói e impede de andar direito, lancetaram o dito e trouxe medicação! quando ele chegou agradeci, por termos carro, por ter cá a irmã que o levou, mais o namorado dela ia bem acompanhado, e por termos euritos para a admissão nas urgências, e para comprar os medicamentos! e por ter um lar onde se acolher e a cama dele para descansar, sem aflições. Pode parecer piroso, mas não é, agradeço porque sei que há quem nada disso tenha, e que viva na rua com fome e frio. E peço por eles também, para que por mais que mereçam viver assim, haja sempre Mão Amiga que os acolha e ajude!

    Oh, lá estou eu a deixar vir as e,moções ao de cima.

    Quanto às poesias, passo um dia ou dois com uma ou outra, mas a maioria sai quase no momento, é um Dom eu sei, sou Autodidacta e ainda por cima surda desde os 6 anos, e pinto sem aprender ainda..sai qualquer coisita de bonito..

    beijinho da laura

    ResponderEliminar
  36. Embora goste mais do sol, reconheço que a chuva é necessária e uma benção para a terra.
    Vê-la cair como pequenas gotas, ás vezes no vazio, como alguem só no cume do mar, outras, num corredor de nuvens, numa frescura de luz...acredito que na terra docemente molhada, fará o milagre de nos dar pão!
    Bj
    Graça

    ResponderEliminar
  37. Chove lá fora... melancolia!

    Cinzentos que matam o dia.

    Caminhos, de versos e ilusões,

    enlevo! fruto das emoções.



    Contemplo os telhados,

    espelhos quando molhados,
    de gotas que deixou o dia,
    sons abafados, qual melodía

    Um grande abraço, amigo Luis

    ResponderEliminar
  38. chuva que só gosto quando estou em casa ea vejo escorrer pelas janelas
    mas o teu poema esta bonito e musical, penso que dava uma bela canção
    Bj

    ResponderEliminar
  39. Olá Luís, as primeiras chuvas despertam em nós emoções recalcadas pelo calor do verão, e depois nascem poemas como estes, espero que esteja tudo bem consigo, beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Olá Antónia
    Não consigo deixar-lhe um comentário no seu blogue Escrita trocada.
    Alguma coisa está errada.
    Todos nos apercebemos que somos vitimas de uma onda gigante que nos leva numa direcção que não desejamos nem queremos.
    Estamos numa sociedade que deixa andar e que espera que alguém faça.
    Tem de ser cada um a ver o que pode fazer para mudar a situação.
    Iremos pagar muito caro tantos erros políticos - Destruição da família e dos valores humanos.
    Gente cheia de canudos sem trabalho nem formação básica.
    Novas oportunidades para ignorantes e oportunistas pisarem e maltratarem os outros.

    ResponderEliminar
  41. Lindo e como a chuva pode ser inspiradora,não é? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  42. Luis, vê lá o que aconteceu com o último post (Escrita trocada/Lenços de Papel) que não aparece.
    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  43. Quanta sensibilidade para descrever a chuva.
    Lindo o seu poema!
    abraços,
    Adir (quero que você leia)

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade