terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecer a noite

A noite pintou-se mais escura
Dobrou as sombras já pesadas,
E correu em ventanias aceleradas.
Fez abrigos como ainda não se viu
Parou o tempo no brilho das estrelas
E com um frio transparente as coloriu.


A noite foi tecendo mantos negros
Misturando-se no perfume da nortada.
A brisa foi passando nas ramadas
Que suportavam as aves nos abrigos.
Escondeu-se nas franjas do silêncio
E adormeceu longe dos perigos.


A noite mastigou tantos pensamentos, 
A esperança, o amor e outras emoções
Fez programas e sofreu desilusões
Correu dançando e viveu amando
Noites perdidas sonhos construídos
Tantas coisas que se vão somando.
Luíscoelho





39 comentários:

  1. A noite traz mais sombras,e agora esta a chegar tão mais cedo
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Luís, Poeta querido, que belo poema vc nos presenteou hj! :)

    Adorei isso:
    "A noite mastigou tantos pensamentos,
    A esperança, o amor e outras emoções
    Fez programas e sofreu desilusões"

    Belíssimo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. É por isso, meu caro,

    que eu vivo principalmente de noite.

    Mesmo agora (22.28), vou sair de casa.

    Só estarei de volta lá para as 4 e 1/2... 5...
    Desculpe o meu desabafo...

    mas fui sempre um "filho da noite"!

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  4. A noite tem os seus encantos assim como a dia. Eu gosto da paz e da tranquilidade que a noite traz mas, já não aguento muito tempo de pé...
    É o peso da idade, sem dívida.
    Parabéns pelo poema.É muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. Luís
    A noite também tem os seus encantos mas, embora cada vez menos possamos usufruir deles, devido à falta de segurança.
    Gostei do poema e, quem me dera sensibilidade para escrever assim.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  6. Um poema não é apenas o que se diz
    Mas também o que faz sentir

    (repeti a leitura em voz alta para apanhar melhor o sentido. Recomendo que façam o mesmo...)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Amigo Luís,

    Há noites destas nas vidas de todos nós, mas só alguns com muito talento as conseguem descrever assim.

    Parabéns

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo poema amigo... a noite e seus tantos mistérios...beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  9. E o tempo a fazer contas de somar, somar...
    pela noite adentro...

    Levando-nos
    para a insónia?
    para os braços de Morfeu?
    ...
    Luís, tens um jeito de escrever poesia que te vem da alma, nota-se, mas sai-te fluido, sentido, intuitivo!

    Sinto e muito a poesia,
    mas não tenho conseguido
    a paciência e a disciplina
    tão úteis ao poeta escrito

    Mais um poema que nos mostra a tua alma, o ambiente que te rodeia e que, quiçá, povoa as tuas recordações...

    Sempre com admiração
    António

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa noite, vim dá uma rápida passadinha e deixar um abraço.

    Entrego meu caminho ao Senhor
    Por fé Ele realizará o desejo do meu coração
    Porque se eu andar na sombra...
    e mil caírem a minha direita
    e outros tantos a minha esquerda eu não serei atingido
    Ainda sei que Sua vara e Seu cajado me consolam
    Sendo que o justo vive pela fé, Ele é meu amparo
    Eu descanso a sombra do onipotente
    Grandes maravilhas fará o Senhor por mim,
    por isso estarei alegre
    Os pensamentos do Senhor, são grandes,
    seus sonhos são insondáveis
    Ainda mais,
    as suas misericórdias se renovam a toda manhã
    Como Seu sonhar é maior que o meu,
    entrego sim meu caminho ao Senhor,
    e o resto Ele fará.
    Que tudo seja em honra e glória do Seu nome.
    amém.

    ResponderEliminar
  11. As noites sempre são belas e mágicas... pintarão nossos sonhos e nos farão seguir nossos dias, mais cheios de esperanças...
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. E tantas coisas lindas e verdadeiras falou o teu poema... Simplesmente magnífico!!! Ah! Noites... Amigo, carinhos... Bjsss

    ResponderEliminar
  13. Olá Luis
    A note e seus mistérios, seus medos e alegrias. À noite tudo pode acontecer.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  14. Luis
    Li o poema, com um grande realismo como já nos habituou, quer na poesia quer na prosa. Gostei, mas ao dar uma volta pelos comentários, aceitei a sugestão do Rogério Pereira e reli-o em voz alta. Parabens.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Luis,
    Só o nome do poema já encanta.
    Suas poesias são belíssimas.
    Enchem de paz os nossos corações quando por aqui passamos.
    abraços,
    Adir

    ResponderEliminar
  16. Não sei onde raio deixei eu um poema sobre a noite, que te queria enviar. Não o encontro, se calhar por ser de... noite :)
    Mas fica aqui o meu abraço
    João

    ResponderEliminar
  17. A noite por vezes é sombia...mas depois vem o brilho do dia...:)
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  18. Mais um de tantos outros por aqui evidenciados, que maravilha de escrita,já sentia saudade de cá vir vale sempre o tempo que por aqui passo.
    Beijinhos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  19. A noite tem seus encantos e seus mistérios. Além de sua beleza singular. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  20. E a seguir à noite, uma certeza: nasce sempre o dia. Confia!

    Bjins

    ResponderEliminar
  21. Meu caro Luís.

    Sou apaixonada pela noite, principalmente noites chuvosas e de ventania. Fico em minha cama sentindo o aconchego dos travesseiros enquanto os sons e o vento entram por minha janela de persianas. Isso me faz feliz, como criança nos braços da mãe. Não sei te dizer donde vem esse sentimento, mas me faz bem.
    O que me faz bem também é ler poemas teus como esse, tão sinceros como se fosse tua alma falando consigo mesma.
    Beijokas, meu caro, e saudades.

    ResponderEliminar
  22. Lindo! Lindo! Lindo! Parabéns ao seu autor. Valeu a pena passar por aqui.

    ResponderEliminar
  23. Nunca tinha percebido uma noite tão linda como essas. Noite apaixonaste, que deveria ser congelada para que toda vez que o dia fosse embora acontecesse assim...

    ResponderEliminar
  24. Nunca tinha percebido uma noite tão linda como essas. Noite apaixonaste, que deveria ser congelada para que toda vez que o dia fosse embora acontecesse assim...

    ResponderEliminar
  25. Amigo Luís!

    Eu também vejo a noite dessa maneira, mas talvez não a consiga descrever tão bem como ela está aqui escrita.
    Aqui para os meus lados costumamos dizer que a noite é boa conselheira.
    Eu gosto da noite especialmente para dormir, e quando não consigo dormir penso muito e depois no outro dia escrevo aquilo que pensei.

    Um abraço,
    José.

    ResponderEliminar
  26. A noite, essa tecedeira de momentos tão variados como intensos nas nossas vidas: de silêncios, de luz na sua escuridão penetrante, de amor na sua cativante intimidade...
    Poea muito bem "tecido", Luís amigo!
    Um abraço.


    PS: Já se apercebeu de algumas alterações nos meus blogues (agora são três) - agradeço sua visita e actualização.

    Na minha galeria de selos, indiquei este seu Blogue para o prémio "Dardos" - espero que aceite este mimo que, sinceramente, acho bem merecido.

    ResponderEliminar
  27. Meu querido amigo
    É na noite que os nossos pensamentos estão a nu, e nela que navega a solidão, é nela que nos encontramos a sós com o nosso EU mais profundo.
    Adorei o poema.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  28. Quicas
    Não quero ser do contra mas não vou por aí e espero que compreendas.
    Quando tiver mais tempo hei-de ter um blogue só para os selinhos.

    obrigado pela presença amiga e pelos comentários no lidacoelho.

    ResponderEliminar
  29. Pronto, já o encontrei:

    De como a noite é noite mesmo por dentro


    Esbracejamos como náufragos
    Como Outono sobre Outono à tona d’água

    (um velho cedro é um velho cedro:
    Poética das urtigas sem imaginação)

    A flexibilidade dum bom colchão
    Compensa a falência dos desodorizantes

    De noite as mãos deslizam
    Sobre a nudez morna duma cintura estranha

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  30. Olá Luis!

    Há noites assim, em que o negro tende a ficar mais escuro, fazendo companhia ao pensamento.Por alguma razão se diz, que "a noite é má conselheira..."

    Abraço amigo, e obrigado pela visita.
    Vitor

    ResponderEliminar
  31. A noite é implacavel, ela tem suas pinturas, cores e telas proprias,,,tons de escuridão que chegam a encantar e alimentar os medos da alma...abraços meu amigo, e um belo dia pra ti.

    ResponderEliminar
  32. Luiz, o teu poema está lindo, lindo...
    Meu carinho, RO

    ResponderEliminar
  33. Magnífico, Luis! Deste tanta vida a noite, que ela viveu e sofreu.
    Beijos

    ResponderEliminar
  34. Belíssima a sua tecedura da noite. Adoro a noite e adorei cada verso que escreveu.

    Bj
    MariaIvone

    ResponderEliminar
  35. Vislumbro o colorido da vida,
    contemplo as estrelas do céu,
    sou pelos anjos á escolhida,
    caminho entre eles sem véu...

    Valquíria Cordeiro

    Feliz Noite e beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  36. Um belo final de semana pra ti amigo...abraços.

    ResponderEliminar
  37. A noite tem duas faces , tem prós e contras , coisas boas e coisas más...aliás, com em tudo na vida

    Bom final de semana prolongado

    ResponderEliminar
  38. Olá Luis,
    Há noites assim, de insónias e tristes. Deixa nascer o Sol doirado
    que aquece o coração.
    Um abraço, amigo.
    J

    ResponderEliminar
  39. ... e que fazem parte duma vida
    que, sendo dura, merece ser vivida.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade