domingo, 8 de janeiro de 2012

João


(foto google)


O meu nome é João. Tenho 10 anos e estou a terminar o 1º ciclo. Os outros meninos falam-me das suas mães.
As coisas que eles dizem são tão bonitas. Já eu...,eu gostava muito que tu gostasses um pouco de mim.
Não sei onde estás nem porque não me queres ao pé de ti.

Durante a noite, chamo por ti. Choro para dormir e faço birras constantes. Há quem diga que sou hiperactivo...
Nesses dias e noites a avó abraça-me e dá-me muitos carinhos, mas estes não são os teus...

A minha existência está a complicar a vida da avó. Ela trabalha muito e priva-se de muitas coisas para que eu tenha as coisas de que preciso.

Às vezes leva-me até o trabalho dela para me distrair. É longe e vamos de autocarro, mas para a minha escola que é mais perto vamos a pé todos os dias.

Custa muito naqueles dias quando chove. Os meus pés nadam na água e logo arrefecem. O frio parece que me corta os lábios e o rosto.

Um dia, depois da avó me deixar lá na minha escolinha, fui esconder-me atrás de uma porta para ver chegar os meus amigos com os seus pais.

Oh mãe, tu não sabes quanto chorei ao vê-los abraçados ao pescoço dos pais...Eram tantos os afectos e eu,...sem pai e sem mãe !...

Escuta-me:
-Não quero roupas de marca nem aqueles brinquedos que custam muito dinheiro. Não sou desses!...

Quero apenas ter o teu colo, poder abraçar-te, sentir o teu calor e aconchego. Desejo tanto adormecer e acordar com o teu beijo...sentir as tuas mãos a aconchegar-me a roupa.

Hoje sentei-me aqui a pensar em ti e porque me deixaste com a avó e o pai. Ele também não tem tempo para mim. Diz ter sempre muito trabalho.

Outro dia, a avó estava tão arreliada comigo, que me disse:
- João, se eu pudesse e soubesse da tua mãe, eu levava-te lá, para junto dela. Talvez assim deixasses de cismar tanto com ela.
Sempre a mesma história...sempre...sempre...é demais...eu já não aguento. Irra...

Pode ser que um dia ela queira vir ver-te!
Que se lembre de ti!
Tem calma, um dia vais ver a tua mãe ou ela virá ver-te a ti...

A avó contou-me que existem muitos meninos como eu e outros ainda pior. Porque será...??

O tribunal entregou-me à guarda da avó. Tu estavas lá e não te revoltaste...será que já não gostas de mim...?

Por favor, vem visitar-me e deixa-me brincar contigo,nem que seja tanto tempo quanto foi aquele em que olhaste para mim no tribunal, sem uma lágrima no teu rosto...

Um beijo do João (teu filho, ainda te lembras ,não lembras?!
Luíscoelho
(texto revisto e rectificado em Janeiro/2012)

45 comentários:

  1. Esse é muito triste, esses casos machucam só de se tomar conhecimento deles. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é exactamente por essas palavras que pensa o João. Mas se fosse... não me admiraria, não.

    ResponderEliminar
  3. Emocionalmente muito forte o texto, só vem corroborar algo que é incontornável: a ligação profunda de um filho a sua mãe, presente ou ausente, e quem quer que ela seja...

    ResponderEliminar
  4. Agora fiquei com um nó na garganta, Luís.
    Revolta-me que haja muitos João neste Mundo.
    Não é justo.
    Todas as crianças têm que ter uma família!

    ResponderEliminar
  5. Olha...tive de me emocionar: o abandono, a dúvida...a falta do principal: amor e afeto...
    E realmente há muitos "meninos assim"...infelizmente, Luís! E dói...
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Caro Luís
    Conseguiste logo pela manhã emocionar-me.
    Esta estória que até pode ser ficção é a dura realidade para muitas crianças, infelizmente com tendência para aumentar dada a destruturação de muitas famílias nestes tempos, em que os valores também estão em crise.
    Uma criança que passe por este tipo de carências efectivas (e outras) fica marcada para o resto da vida. (sei do que falo, pois ao meu lado há alguém que passou por isso).
    Abraço emocionado.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  7. Emocionante,lindo!!!abração,ótima semana,chica

    ResponderEliminar
  8. Luís,
    O texto é triste,mas muito real.Como vemos tantas pessoas à procura de seus pais biológicos.Penso que mãe,pai são aqueles que criam,mas não se pode negar o direito a alguém de conhecer as próprias origens.
    Abraço carinhoso nesse novo início de mais um ciclo de blogagens!

    ResponderEliminar
  9. E dizes-me que é uma situação real...ainda pensei que fosse fcção e mesmo assim me emocionou...
    Agora, sendo real...me dói ainda mais...muito mais...

    Fica com Deus...

    ResponderEliminar
  10. Lindo, Luis. Mas hoje as crianças ja nao sao assim...

    Um abraço do tamanho do teu coraçao

    ResponderEliminar
  11. Teu texto emocionou-me...

    Algumas vezes o pais querem proporcionar tantas coisas que não tiveram aos filhos, e findam perdendo a melhor parte da vida deles...

    ResponderEliminar
  12. Um texto muito forte mas ao mesmo tempo muito bonito. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Por vezes esquecemo-nos dos orfão de pais vivos!

    Valoroza lembrança a tua1

    um beijo

    ResponderEliminar
  14. Triste este texto, mas infelizmente real.
    Se nem os animais abandonam as suas crias, como é que nós, humanos, conseguimos nos tornar tão insensíveis

    ResponderEliminar
  15. Luís, a sociedade onde vivemos assusta-me, cada vez mais, na falta de valores que se torna vulgar e os torna vulgares... As crianças crescem muitas vezes (cada vez mais) nessa crise de valores e isso boicota qualquer desenvolvimento adequado e ajustado... Eu repito-me, mas há muito que acho isso assustador. Apenas se dá valor aos bens materiais, às aparências... Dá impressão de que tudo o que vinga nesta sociedade, é apenas aquilo que fica pela epiderme. O resto parece que interessa apenas a loucos como nós. Assim: Viva a loucura!

    ResponderEliminar
  16. Precioso querido amigo. Es una gran alegria visitarte. Besos de luz y paz.f

    ResponderEliminar
  17. Um texto muito triste, que nos emociona.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Por muito que escreva, não conseguirei transmitir-lhe o sentimento que me vai na alma.
    Quantos iguais ,não andarão por aí,quanto sofrimento não vai naqueles coraçºoeszitos partidos, quanta revolta,e o porquê que nunca chega a ser esclarecido e se o for dificilmente será aceite.
    Amigo, é um tema do dia a dia,!
    Gostei muito mesmo.Parabéns.
    Herminia

    ResponderEliminar
  19. Texto maravilhoso e triste ao mesmo tempo. Como é possível não querer saber de algo que tantas alegrias nos dá, como é possível! Pobre criança.

    Sim, abraços como aquele deviam ser bastante apreciados! Deviam ser eternos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. una conmovedora historia la de este pequeño,me encanto amigo.

    un fuerte abrazo y feliz semana!!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Luís,
    Infelizmente este texto retrata a vivencia de muitas crianças. Um texto muito bem escrito que toca os nossos sentimentos. E mesmo lidando, profissionalmente com estas situações fico sempre emocionada quando leio um relato como este na primeira pessoa,..., a criança a falar dos seus sentimentos, a falar da sua mãe...

    Desejo um Bom ano de 2012 e Bons textos como este.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Mais uma bela história de vida, cheia de realismo e sentimento.É um texto escrito com o coração e que me emocionou bastante.

    ResponderEliminar
  23. Signifique.
    Deixe na vida
    alguma coisa terna.
    Eterna.

    Patty Vicensotti

    Beijos perfumados e Bom dia! M@ria

    ResponderEliminar
  24. Signifique.
    Deixe na vida
    alguma coisa terna.
    Eterna.

    Patty Vicensotti

    Beijos perfumados e Bom dia! M@ria

    ResponderEliminar
  25. Senti um arrepio de revolta e tristeza.
    João é o seu nome, podia ser outro qualquer, quantos não existem nas mesmas condições. O abandono é cruel para um adulto, imaginem para uma criança e por muito que se diga " mãe é sempre mãe ", independentemente de o merecer...ou não!
    Demasiado profundo! Parabéns Luis

    ResponderEliminar
  26. É curioso como pouco nos damos conta do que pode passar pela cabecinha de uma criança sofrida: as dores disfarçadas, as mágoas caladas, as carências... É que nós, adultos, damos pouca importância ao esforço que eles fazem em comunicar seus sentimentos e sempre julgamos que 'ah, criança não diz nada de importante!' Há tantos Joões como esse por aí... Comovente história, Luis. Um abraço. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Triste texto este, Luis! infelizmente há montes de crianças como estas e para uma mãe é difícil entender o motivo que leva uma mãe a largar o filho. Mas o pior, é que conhecemos crianças com pai, mãe, roupas de marca e brinquedos caros e no entanto sofrem com a ausência dos pais. Tem tudo, mas não tem o beijinho de boa noite, o aconchego de um abraço e quem os leve e pegue da escola; às vezes tem até motorista, boas empregadas que lhes
    dão todos os mimos, mas falta-lhes o carinho e o aconchego daquela que lhes deu o ser. Crianças muito infelizes que ainda vemos neste nosso sec. XXI, século de progresso, de fartura, mas de muito pouco amor. Um beijinho, Luis e obrigada pela partilha de tão belo texto.
    Emília

    ResponderEliminar
  28. Este escrito é um grito que, infelizmente, se ouve e sente em tantos "Joões".
    Boa abordagem a um tema que nos toca e que nenhuma criança deveria conhecer.

    ResponderEliminar
  29. É sua amizade que desejo lembrar para sempre e estará sempre em meu coração,
    mantendo-nos aquecidos, fortalecidos e segura de que nunca estarei sozinha.
    E é assim que eu guardo você
    Minha linda Amizade.
    E é assim que eu quero guardar...
    Como alguém que estará longe, mas sempre lembrará de mim.
    Obrigada pelo carinho nesse um ano de Viagem comigo.
    Obrigada por estar do meu lado sempre sem notar meus defeitos
    me aceitando como sou.
    Sei que deixo muito a desejar em responder a sua visita
    mais tenho cada amigo e amiga no coração.
    Me perdoe por levar uma unica mensagem para visita
    infelizmente minhas mãos não ajuda .
    Porem me sinto feliz e recompensada por todos entender minha situação.
    Na postagem tem uma presente desse dia tão feliz para mim
    ficarei feliz em encontra-lo no seu blog.
    Obrigada ,Deus esteja com todos nos nessa jornada
    que Deus me permita estar contigo por muitos anos ainda.
    Beijos e carinhos.
    Evanir

    ResponderEliminar
  30. Um texto daqueles que tocam, profundamente, no mais intimo da alma.
    A tua arte para narrar, algo que não posso deixar de manifestar uma vez mais, deixa de manifesto um feito que sendo comum, lamentavelmente, acaba pro abalar os sentimentos do ser mais insensível.
    Bordaste a narração, e conseguiste emocionar-em enormemente.
    Uma criança deve crescer no seio familiar, entre um pai e uma mãe, mas, sobre tudo, duma MÃE.
    Quero-o no livro, é imprescindível ali.
    Um grande abraço, bom amigo

    ResponderEliminar
  31. Olá Luís,

    Como dói ler um texto assim!
    O abandono é desumano e cruel.
    Não consigo entender como uma mãe consegue abrir mão de seu filho, sangue de seu sangue.
    Infelizmente, há muitas crianças rejeitadas pelos pais, fato que as marcará por toda a vida, ainda que estejam sob um teto familiar.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  32. Parabéns amigo Luis Coelho
    Tens o dom de escrever coisas bonitas, capazes de tocar o coração das pessoas, mesmo os mais empedernidos.
    A tua história lembra-nos a todos o amor de mãe, o maior amor do mundo e esse jovem sente um vazio imenso, sem o carinho e o amor da sua mãe. Estranho, é o facto de haver mães que abandonam os filhos! Como é possível?...
    Infelizmente, ao longo da minha vida tenho assistido a todo o tipo de episódios que um ser humano jamais devia protagonizar.
    Felizes as crianças que têm pai e mãe, constantemente rodeados de carinho e amor.
    Não há maior baluarte do que a família e uma criança tem muito a ganhar quando cresce saudável e feliz no seio de uma verdadeira família. Mais uma vez, parabéns.
    Mudando de assunto:/O teu comentário suscitou-me a curiosidade de te perguntar o que é que queres significar quando afirmas: "parece-me que nem todos lêem o que deviam e como o deviam". Explica lá o teu ponto de vista, seja ele qual for, porque este intercâmbio ao nível das redes sociais, serve precisamente para nos confrontarmos com diferentes pontos de vista e reflectirmos sobre eles.
    Concordo contigo quando dizes que esta fruta é um pouco cara. Devia ser um pouco mais acessível. Se ao menos as qualidades descritas forem verdadeiras, compensa gastar algum dinheiro nesta fruta.
    Abraço e a continuação de um bom ano.

    ResponderEliminar
  33. *Luís, quem é este menino ?! Ou a

    história é fictícia ?!

    ResponderEliminar
  34. *Tô aqui pensando ... João deveria

    AGRADECER A JESUS por ter uma AVÓ

    TÃO BOA !!! :D (*Penso que devemos

    nos esforçar para enxergarmos e

    valorizarmos O LADO BOM de nossas

    vidas !!! Ele sempre EXISTE !!!

    *Graças a Deus !!! ).

    ResponderEliminar
  35. Luís

    Estas histórias de vida que consegues contar-nos com tanta singeleza e paixão, são comovedoras,às vezes até às lágrimas.

    Só me custa aceitar que uma mãe possa ficar tão indiferente à separação do seu filho! Mãe e pai, como se pode abandonar um filho, tudo devem fazer para lhes dar calor à sua existência, a vida é afecto, sacrifício se necessário for, até ao limite das nossas forças.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  36. Boa noite, querido amigo João.

    Emocionante!!
    Infelizmente esse abandono é frequente.

    Desejo-lhe um ano cheio de amor, saúde e paz.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  37. Quanta tristeza , quanta revolta, quanta violência. Sim porque nada mais violento que o abandono de crianças, seja qual for o motivo.
    E o que mais nos dói é saber que a avó do João tem razão. Há tantos meninos assim.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Olá,
    Foi bom demais lê-lo... amanhã também vou falar de "uma menina amuada"...
    Sabe, a gente não pode se fixar no "João" que temos dentro de nós... desola muito e temos o Amor de Deus por nós todos... isso é o que conta!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar
  39. A PALAVRA DE MUITAS CRIANÇAS, OU QUE MUITOS GOSTARIAM DE SABER ESCREVER!!!

    PARABÉNS!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  40. Amado irmão Luís Coelho,

    Como escreveu nosso amado Chico Xavier: "O perdão do Senhor é sempre transformação do mal no bem, com a renovação de nossas oportunidades de luta e resgate".

    abraços de luz

    ResponderEliminar
  41. Amado irmão Luís Coelho,

    Respeito e amor por mim, por você, pelo outro, pelos animais, a natureza o Universo é a base de tudo nessa vida...

    abraços de luz

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade