terça-feira, 10 de junho de 2014

Dia 10 de Junho


 (foto Google)

Hoje é feriado, mas para mim é um dia igual a todos os restantes dias do ano.  
Porque se haverá de festejar Camões?
Camões tem sido maltratado com esse acordo ortográfico acéfalo como os seus progenitores e mandantes executivos.
Depois de Camões, nasceram outros escritores que nos deram as mais belas obras de literatura portuguesa. Obras com a classificação (a nível mundial) de MUITO BOM - Prémio Nobel entre outros.

Camões foi um escritor grandioso. Único na nossa história de literatura. A sua maior obra, Os Lusíadas, constam na lista universal das grandes obras poéticas. Cantou e elogiou o seu País que descobriu o mundo e o povoou de heróis lusitanos. Homens de fibra e de raça que lutaram contra as vagas e os Deuses levando Portugal ao mais alto da sua glória. 

Camões duvidou da sua arte. A de saber cantar com eloquência tão nobre povo, Nação Lusa, povo de heróis, de santos e mártires que se deram numa conquista sem igual. 
Camões merece ser respeitado, lido e entendido hoje como no seu tempo.

Aqueles que hoje governam o País devem fazê-lo por amor e respeito à nossa História e ao seu Povo e nunca ao serviço dos interesses pessoais, nem do ouro que lhes cega os olhos e os sonhos.

Os nossos governantes nunca deverão subjugar-se ao serviço de políticas estrangeiras que não respeitam este povo, a sua História e as suas tradições. 
Ser actual sem ser serviçal.

Para os devoradores da nossa Pátria nada obsta à sua teimosia de avançar destruindo e reduzindo a pó uma língua e uma cultura milenar tornando-a uma coisa secundária e de menos valia.
Certamente nunca ouviram falar que o português, a nível mundial, é uma das línguas mais escritas e faladas - 5ª posição - 280 milhões de pessoas que falam português. 
Estou em crer que os nossos parceiros europeus estão interessados em substitui-la por outra língua, mas ainda não tiveram a coragem nem a ousadia de nos dizer qual a nova linguagem. Talvez a grega porque ninguém se entende.

Primeiro destrói-se e confundem-se as pessoas e depois obrigam-nas a aceitar tudo e mais alguma coisa como facto consumado.
"Toda a gente sabe", diz a canção, mas ninguém quer fazer nada e seguem acorrentados a ordens vindas de alguém que se esconde num organismo e numa comissão europeia, onde alguns se enchem de benefícios económicos e outros, como as reformas douradas.
(55 de idade e 12 mil de reforma após uma comissão de serviço).
Têm ainda muitas outras mordomias que só as figuras reais possuíam, em tempos da Maria (Cachucha).

Voltemos a Camões e às comunidades Lusas espalhadas pelo mundo.
A quem convirá este dia de festa ?
- Ao governo? Ao Presidente? Às elites e afilhados dos mesmos?
Estou em crer que lhes interessa e que todos se fazem pagar de bons "cachets" - Prémios.
E o povo?
- Dêem-lhe festa e muitas bandeirinhas coloridas. As crianças gostam e é muito bonito.
A TV faz o resto. Muitas horas de emissão. Depois, no fim, haverá de aparecer mais um imposto, uma sobretaxa, para os meios de comunicação - os chamados audiovisuais.
Então isto foi o dia 10 de Junho?
Estou desiludido.
Passado tantos anos todos aqueles senhores ainda não aprenderam a trabalhar e tornam este dia muito maçador e sem nada de útil.
Depois, vão para a reforma dourada, felizes, mas sem terem feito rigorosamente nada de bom nem de útil pelo povo e o seu País.
Poderiam fazer tanto…tanto…pois…mas trabalhar custa e faz doer…e muitos deles não podem…estão cansados…
luíscoelho
Junho/2014


31 comentários:

  1. Posso assinar por baixo amigo? Este ano eu nem vou fazer nenhuma alusão ao dia. Este país é cada dia menos a Pátria sonhada por Camões, e cada vez mais a Pátria denunciada por Eça e Torga. E como a eles a mim também não agrada esta Pátria onde a única coisa que parece crescer com abundância, são os impostos.
    Um abraço e resto de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Camões, para mim, merece a homenagem.

    Lamento é que seja só de fachada e que , mais uma vez, seja utilizado e , para maior desgraça, mal!

    Bom feriado, Luís

    ResponderEliminar
  3. |||
    Não posso de deixar de concordar com o teu post. O dia de hoje serve apenas para a passarele de vaidades do poder político.
    |||

    ResponderEliminar
  4. Camões, grande Camões,
    se cá pudesse voltar
    para ensinares aos comilões
    que a tua língua estão a devorar!

    O que deixastes cá bem feito,
    quem não percebe, fica sorrindo
    o que escrevestes perfeito
    os governantes estão destruindo!

    Muito bem amigo Luís,
    um abraço, um bom dia e bom feriado.

    ResponderEliminar
  5. Muiito bem colocada e expressa tua desilusão! è bem assim imagino! abração,chica

    ResponderEliminar
  6. ~
    ~ Luís de Camões não foi maltratado por nenhum dos vários acordos ortográficos a que foi submetida a sua estupenda obra, a sua palavra em nada ficou prejudicada.

    ~ O amigo procure ler Camões na sua ortografia original, a dos anos quinhentos.

    ~ Tem razão em queixar-se da falta de democracia e corrupção, mas Portugal, a nossa nação, está acima dos incompetentes que têm ocupado, provisóriamente, o seu governo.

    ~ Camões viveu e morreu pobre, mas cantou, como ninguém, o valor da sua pátria.

    ~ Todas os países têm o seu dia nacional, comemorado por reis e sucessivos governantes das repúblicas.

    ~ Sei que já foi emigrante e tenho o pressentimento que adora a sua casa maior-- a sua linda pátria.

    ~ ~ Um bom feriado e excelente semana. Valha-nos António, mas o Santo! ~ ~

    Ps.
    ~ ~ Fiquei emocionada quando ao ver um vídeo da "net" feito por uma brasileira, fui surpreendida com um altar lateral da igreja católica da natividade em Belém, a imagem de Santo António de Portugal, a quem ela sensibilizada chama, nosso, por ser católico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei mais um aconchego ao texto. Camões merece mais e melhor.Gosto muito de toda a sua obra. A riqueza linguística dos poemas e do pensamento ultrapassa todas as fronteiras do saber e do saber escrever. Origado pelo carinho.

      Eliminar
  7. Concordo com o reconhecimento do mérito da obra de Camões, abnegando o que em vida lhe foi feito, à semelhança de tantos outros. Contudo, quase me contradizendo, o mesmo não se aplica à ferocidade com que o autor do Memorial do Convento foi reconhecido e as suas obras implementadas nas Escolas secundárias. Alguém que de certa forma abnegou a pátria mas que, acima de tudo, na sua escrita original, não escreve nem pontua bem, por exemplo.
    Quanto ao dia em si... Não podia estar mais de acordo. Tendo nascido 2 semanas após o 25 de abril, com um prof.ª do 1º ciclo à antiga,... há pouco dei comigo a perguntar "que dia é hoje?". Ver televisão tem-se revelado um exercício difícil: os canais generalistas parecem clonados e os de cabo vivem de repetições. Em mim, não são residem culpas atribuídas ao atual executivo porque ao fundo do poço chegámos mas a quase todos que por lá passaram, independentemente do partido e do governo, sem esquecer os deputados. Afinal, "eles comem tudo/eles comem tudo/eles comem tudo/ e não deixam nada". Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo, aqui no Brasil não em dia para nenhum escritor, mas acredito que não seria o caso, é tanto feriado e para mim não deveriam existir, ao menos que queiram desculpa para folgar, fico feliz com o Natal, Ano Novo e só por que de resto tem gente que nem sabe o porquê do feriado, quando a língua portuguesa aqui também está uma confusão, não se decidem, se entra ou não em vigor, era para ter entrado há tempos, mas voltaram atrás e até onde eu sei dos dois jeitos por enquanto está certo, ou seja, mudança só para arrumarem o que fazer, nada além disso, excelente crônica, abraços Luconi

    ResponderEliminar
  9. Não é só o luís que está cansado.
    Estas cerimónias, o croquete e o pastel de bacalhau, também não me dizem nada.
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  10. Diminuir a riqueza do passado, transfigurar o presente e escrever um determinado futuro é uma agenda dessa famigerada Nova Ordem Mundial que rechaça a conservação do belo linguistico. Já me falaram que os portugueses gostam da história de sua própria nação..admiro muito!! esse post faz prova.

    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Serve para a pandilha fazer discursos ocos, condecorar os amigos do tacho, ter uma reação vagal e atirar poeira para os olhos do pagode.
    O resto é mais um dia!

    ResponderEliminar
  12. Eu penso que, se Luís de Camões fosse vivo, assinaria por baixo tudo aquilo que tu escreveste e...em BOM Português.
    Abraço e bom fds
    Graça

    ResponderEliminar
  13. Será para mim sempre o dia de Camões.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  14. Estimado Amigo e Ilustre Romancista Luís Coelho,
    Como sabe vivo em Macau faz 50 anos em setembro, por cá tenho passado muitos 10 de junho, porém nada me dizem. Em 1965 aquando de minha estada no exercito fui obrigado a desfilar junto ao palaçio do governo. Nada mais fiz nesse dia. Aqui em Macau depois da entrega de Macau à China, o Cônsul de Portugal dá uma jantar aos portugueses em sua residência, antigo era um hotel, mas só iam os convidados, nunca o fui. Este novo Cônsul tem outra abertura e abre as portas de sua casa a todos os portugueses.
    A casa dele fica bem perto da minha, mas não vou lá.
    Este ano hove festa rija no Consulado, ouvi através da rádio, e fiquei pasmado que ao abrir a cerimónia foi tocado o hino nacional da república popular da China, e os discursos do Cônsul e do senhor representante das comumidades portuguesas expalhadas pelo mundo foi o de engraxar a China, desliguei a rádio e nem me dei ao trabalho de ver as comemorações através da TV.
    Os portugueses residentes em Macau não são esquecidos por Portugal, pois lhe leva parte de sua reforma, é assim tal como Camões foi dado ao esquecimento.
    Em Macau existem, segundo disse o Cônsul 180 mil portugueses, 150 mil de passaporte, mas que são tão portugueses como ele e ai eu afinei e desliguei.
    Abraço amigo, saudações patrióticas.

    ResponderEliminar
  15. Olá Luís!
    Estou de acordo consigo. E nem faço mais comentários sobre quem nos desgoverna ,pois fico ainda mais nervosa e irritada do que já ando ( por falta de saúde). Digo apenas que procuro nem os ver nas TVS! Nem os ouvir nas rádios. Não sei onde iremos parar... mas eles estão-se nas tintas( como se diz agora).Abraços e boa semana.

    ResponderEliminar
  16. Assino por baixo, amigo Luis.
    O famigerado Acordo Ortográfico é um sinal do desmoronar da PÁTRIA. O governo brasileiro adiou a sua aplicação para 1 de Janeiro de 2016.
    Empregos chorudos e Reformas douradas, com todos os condimentos e mordomias, não vá faltar algo a SEXAS. Por fim, aguardam-nos "justas" condecorações.
    Eu não quero vê-los e muito menos ouvi-los. Procuro ver e ouvir quem me descodifique o seu arrazoado sem qualquer nexo.

    ResponderEliminar
  17. Acho que em todos os países haverá um dia nacional e nós também o devemos ter.
    Mas sobre a forma como se comemora isso já é muito discutível, pois tem a ver com a escolha da data e claro do facto que a mesma comemora.
    Camões foi um grande poeta, escreveu uma obra gigantesca e que enaltece os valores da pátria portuguesa, claro; mas não haverá melhor data? Curiosamente na minha opinião a data em que devia recair o dia de Portugal é uma daquelas que o actual governo apagou como feriado do calendário - refiro-me ao 1º de Dezembro, a data da Restauração do país depois de um jugo de 60 anos de Castela.
    Mas isso é apenas a minha opinião...

    ResponderEliminar
  18. Olá meu amigo, passando sem pedir licença, mas escusado será dizer que não dá para passar só por passar, passo... fico... leio e releio porque quando saio destes cantinho levo sempre um pouco mais de sabedoria .
    Já fazia algum tempo que aqui não vinha mas vir aqui é sempre um prazer, gosto muito da sua escrita das suas criticas que são bem construtivas e quem não tem conhecimento da nossa rica cultura de certo que também gostará.
    Amigo o tempo para nós cada vez se torna mais rápido pois ainda havia tanto para fazer e para dar, pode ser que ainda possamos cá voltar?
    Pena é que temos de aprender tudo de novo, e desta vida já nada lembramos, tenha um lindo fim de semana escutando sempre em cada manhã o lindo cantar do seu amigo vestido de luto e bico amarelo, um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  19. Amigo Luís Coelho,

    Feriado?
    10 de junho?
    Já foi tempo que me apercebia do dia,
    quando trabalhamos queremos sempre que chegue um feriado
    agora, em casa, nem dou conta!
    ...
    Apenas me apercebi pelas notícias do mal-estar de alguém na cerimónia
    pois, o que digo....
    é que esse alguém deve passar mal com o peso que tem na consciência sobre os seus actos nos últimos tempos...

    Impressionante!
    Belíssimo texto

    Como sempre fiz referência é objectivo
    dos meus blogues
    dar a conhecer lugares que penso serem ainda desconhecidos
    como, p.e.
    o artigo que fiz sobre o "Borboletário"
    no Jardim Botânico de Lisboa.

    Aproveito para agradecer a sua visita e comentário.

    Cheguei 2ª feira
    fiz já 2 posts
    um deles
    sobre a viagem no meu
    "Momentos Perfeitos"

    http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/

    Num outro blog
    http://pensamentosimagens.blogspot.pt/
    fiz novo post

    tem que ir devagar
    pois gerir 4 blogues
    não é fácil...

    Beijo amigo para si
    da Tulipa/Kalynka

    ResponderEliminar
  20. Dos maiores poetas de todos os tempos.

    Dia de Portugal, para celebrar o quê?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Amig Luis, li com atenção os dois textos e só tenho uma coisa a dizer: O povo brasileiro, apesar de adorar futebol, está a manifestar-se há quase um ano contra os gastos do mundial porque precisam de muito investimento na area da educação e saúde pública. Eu já morei lá e sei que têm razão e orgulho-me de os ver a a colocar o futebol depois daquilo que realmente lhes faz falta. Nós tinhamos uma boa saúde pública e educação e os governos actuais estão a dar cabo destes dois itens tão importantes O que fazemos nós? Nada! Festejar o dia da Pátria, como ? Não há nada para festejar, amigo! beijinhos e obrigada pelos posts, sempre de grande interesse, Bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  22. °º。✿✿彡
    Camões sempre será Camões!!!

    °º。✿
    Bom fim de semana!
    Beijinhos do Brasil.✿º°。

    ResponderEliminar
  23. Camoes habrá de sacudirse en su tumba, por tanta ignominia, de quienes festivan su nombre. Precoisamente los que engañan con una oratoria de demiurgos. UN abrazo. Carlos.

    ResponderEliminar
  24. Sabe... já nasceram cansados!

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  25. Dia da raça, dia de Portugal, dia de Camões, dia do amigo LUÍS, sempre!
    Abraços

    ResponderEliminar
  26. *É ... pelo que observo, leio ... Portugal está MUITO MAL AMADO pelos seus governantes !!!

    Esta tua frase resume tudo, querido amigo Luís Coelho :

    Depois, vão para a reforma dourada, felizes, mas sem terem feito rigorosamente nada de bom nem de útil pelo povo e o seu País.

    Triste isto. :(((

    ResponderEliminar
  27. *É ... pelo que leio e observo, Portugal anda a ser MUITO MAL AMADO pelos próprios governantes !!!

    Esta tua frase resume tudo, querido amigo Luís Coelho :

    Depois, vão para a reforma dourada, felizes, mas sem terem feito rigorosamente nada de bom nem de útil pelo povo e o seu País.

    *Triste isto. :((

    ResponderEliminar
  28. Bela reflexão amigo Luís.

    forte abraço

    c@urosa

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade