sábado, 11 de setembro de 2010

O Pinhal do Rei


Foto colhida no Blogue Dias com árvores


O pinhal era grande e vasto, cheio de pinheiros frondosos e de um encanto que nos levava a imaginar uma infinidade de coisas e animais perdidos na sua vastidão .

Diziam que o pinhal foi mandado semear pelo Rei D.Dinis – O Lavrador.

Começava para lá dos campos do rio Liz, do lado Poente, e estendia-se até ao mar.

Era um mundo. Uma mata cerrada, onde poderíamos facilmente perder-nos.

Havia uma época em que  autorizavam ir lá e trazer carradas de mato. Ainda assim, esses dias e semanas, eram divididos por todos os lugares aqui perto, de modo a não entrar em conflitos com os vizinhos.

O mato era utilizado para os currais dos animais domésticos, criando-lhes camas secas e confortáveis aos bois e aos porcos ou ainda as aves de capoeira.

Saíamos de casa duas ou três horas antes do amanhecer. As vaquitas puxavam o carro, indo sempre à frente alguém que conhecia aqueles  "aceiros" - Caminhos abertos no meio do pinhal em linha recta até se perder de vista.

Devíamos estar na mata ao amanhecer para juntar e carregar.  Quando o sol começava a aquecer,  as moscas  tornavam-se insuportáveis, para nós e para os animais. Com o calor era mais difícil fazer as carradas de mato bem feitas.

Havia um certo cuidado em fazer de todo aquele trabalho com arte. Ninguem gostaria de ser a "chacota" dos outros. 

As entradas e saídas eram sempre efectuadas junto à Casa dos Guardas. 

Os guardas tinham uns ferros e perfuravam as carradas de mato para se certificarem de que não tínhamos cortado alguns pinheiros, pois isso era proibido.
No Inverno, tínhamos de seguir a pé para não enregelar com o frio.

Os pés gretados a pisar o chão quase nem os sentíamos, mas o desejo de ser dos primeiros e de voltar cedo nem se reparava na dor.
Um dia já tínhamos a carrada quase feita, mas o carro deu um "solavanco" e desmoronou-se tudo para um e outro lado. 

Por lá ficámos, a Mãe em cima do carro com um ancinho, sempre a fazer a carrada em camadas certas. Puxando o mato de um lado para o outro e segurando as "paveias" que eu lhe ia atirando lá para cima. 

Quando terminámos estava lavado em suor. Dei uma volta de corda a segurar o mato e ajudei a mãe a descer. Reapertámos a carrada e começamos a caminhada de regresso. 

Com os nervos - "à flor da pele"- nem conseguimos comer o farnel que levámos.
Graças a Deus que o resto da viagem correu bem. Comemos então alguma coisa quando chegámos a casa e depois fomos tratar de outras sementeiras que deviam ser feitas naquela época.

Naquele tempo tínhamos os nossos pinhais sempre limpos e quando nos dávam este mato no Pinhal do Rei ficávamos sempre contentes pois era um mato melhor para acamar os currais do gado e para estrumar as terras nas sementeiras.

Ainda me lembro, contava a mãe, de pedir aos meus pais para nos deixar ir às Festas do Senhor Jesus dos Milagres e a Avó disse-me:
- Sim senhor, podem ir, mas primeiro vão à Mata e trazem uma carrada de mato. Assim foi! Saímos mais cedo ainda  e lá fomos,eu e os tios. 

Juntámos, carregámos e voltamos ainda a tempo de mudar de roupa e fazer um farnel para levar para a festa. Neste tempo ir à festa era ouvir a missa e o sermão e ainda ir na procissão.

Gostávamos de ficar por lá até  à noite, de ver o fogo de artifício e ainda nos divertíamos no bailarico. 
Outros tempos de sacríficios que vocês nunca conheceram.
Tantas coisas que os pais nos contavam ao serão, para não adormecermos antes da ceia estar pronta.
Luíscoelho

33 comentários:

  1. Também estes são tempos de sacrificio até porque, nessas fainas já poucos se ocupam. Os espaços rurais tendem para o abandono... resta a sua lembrança tão bem transmitida neste post!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis,

    pois engano seu, porque eu cortei muito mato.
    E trabalhava no campo a cortar erva, a regar o milho, cortar o pendão, arrancar as batatas...
    Um dia fomos buscar um carro de mato e não havia animais para o trazer, porque o meu pai não os utilizava para isso.
    Então, na frente do carro vinha alguém a guiar o carro e atrás vinham dois a equilibrá-lo, de modo que a dianteira não levantasse...
    Eu era muito magrinha e nesse dia vinha eu à frente. A minha irmã mais velha (que era uma peste jajaja) vinha atrás com um dos meus irmãos e vinham na risota... e com a risota deixaram descair a traseira... eu, magrinha como um palito na frente jajaja, ...a frente levantou e eu fiquei pendurada lá no alto...!
    Então é que eles não paravam de rir... e eu furiosa lá no alto, porque tinha medo de saltar, até que não aguentei mais... e caí!
    Conclusão..., o meu pai bateu-lhes e eu nunca mais me esqueci desta ida ao mato... jajajaja
    Ainda hoje os meus irmãos me gozam por causa disso!
    Como vê, entendo bem os sacrifícios por que passou!

    Um beijo e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luis!

    Dias difíceis, estes aqui relatados, e que eu consigo visionar lindamente bem,sem esforço, tal como as expressões aqui utilizadas.
    Vivia-se então mais em comunhão com a natureza; sem o sabermos e por força das circunstâncias tinha-se, o que hoje se chama, um espírito ecológico. Parece ironia, mas é verdade, a"pobreza" - forçada, e não escolhida - era então a melhor amiga do meio ambiente...

    Um abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  4. Amei tua narrativa, pois fui lendo
    e visualizando toda a cena, até vi
    o exato momento em que o capim virou
    do carro... Tu és perfeito ao contar
    tuas recordações, elas se tornam
    reais e presentes em nossa
    imaginação. Amigo, desejo-te uma
    linda e abençoada noite! Abraços

    ResponderEliminar
  5. Meu querido Luís
    Recordações e histórias reais, nesse tempo era mesmo assim.

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. Luís,
    Esse seu viver sofrido deve ter te ajudado a ser o homem que és.
    Ele te moldou, sensível às sensações e seres do mundo e não te ressecou por dentro.
    Hoje ele é nostalgia, que repassas em imágens quase palpáveis, de uma forma tão linda!
    Abraços,
    Cida.

    ResponderEliminar
  7. vir aqui é aprender sempre mais um pouquinho.
    Só cresce quem sofre e aprende com a dor.
    Amei!!!

    ResponderEliminar
  8. Querido amigo, você me fez lembrar das coisas que meus pais e minha irmã contavam...exatamente assim como você descreveu...vida dura...difícil...mas que sempre no fundo tinha suas alegrias. Tenha um lindo domingo...Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Muito bela esta descrição de vida, diria mesmo... de "lições de vida".

    Tudo estava a contento de DEUS...aprendia-se a dar valor à Natureza, ao adquirir algum desejo, enfim lutar/trabalhando colaborando com a família numa equipa ímpar.
    Por outro lado...evitavam-se os incêndios.
    Agora, temos as matas e pinhais cheios de mato e de maldade...pois aqueles que lhes fazem mal...nunca lhes ensinaram a respeitar nem os seus semelhantes com suas vidas e haveres, nem à mãe Natureza.
    Por tudo isto...este texto é um sumatório de bons exemplos que todos deveríamos seguir.
    Forte abraço de carinho
    Um Santo Domingo
    Mer

    ResponderEliminar
  10. Amigo Luis; Nunca nos esquecemos daquilo que paasemos na nossa vida. mas esses sacrificios continuam hoje, porque, mas é sempre bom recordar o passado.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Luiz!
    Muito interessante teu post. Obrigada pela partilha. Intenso e visual...
    Um bom domingo! Meu carinho,
    Rosana

    ResponderEliminar
  12. Caro Luis Coelho

    Há já algum tempo que sigo o seu blogue, embora sem assinar o livro de presenças.
    Desta vez o meu caro fez-me reviver ao mais infimo pormenor uma passagem da minha vida, apenas o veiculo que lá em casa se utilizava era a carroça puxada pelo burro. Outro pormenor que lembro eram as picadas de moscardos, prontamente tratadas com a manteiga existentes nas "sandes"
    Obrigado pelas recordações
    R.Manuel

    ResponderEliminar
  13. Lindas imagens, ótima poesia na publicação anterior, e mais uma vez, repito, gosto das suas histórias, elas me reportam a fatos comuns das nossas vidas.
    Estou avisando aos amigos que fiquei um pouco à parte dos comentários por dificuldades na internet, logo estarei com outra operadora e espero que melhore!
    Um abraço, ótima semana

    ResponderEliminar
  14. Bonito conhecer sua história...cheia de sacrifícios, sim, mas muitas lembranças boas amigo...
    Tenha um boa semana...beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  15. Meu querido amigo...

    Mais uma deliciosa história da tua mocidade, cheia de emoção e saudade.
    Que tempos esses, mais naturais, mais humanos, mais lentos...
    que dias complicados vivemos agora, resolvendo problemas que não tínhamos antes de tantas modernidades...
    Saudades tuas.
    Beijokas e uma linda semana.

    ResponderEliminar
  16. Olá, meu amigo, já regressei de
    férias e como já sabe temos mais
    um membro na família.Obrigada
    pelas suas palavras e por toda
    a sua simpatia.
    Falar de coisas reais, como
    o amigo faz é bom.
    Um beijinho/Irene

    ResponderEliminar
  17. Olá, meu amigo, já regressei de
    férias e como já sabe temos mais
    um membro na família.Obrigada
    pelas suas palavras e por toda
    a sua simpatia.
    Falar de coisas reais, como
    o amigo faz é bom.
    Um beijinho/Irene

    ResponderEliminar
  18. Olá Luis!
    Estava Lendo esta história real, e parece que foi a minha, pois também passei por ela, buscar manto para a cama dos animais, para cozer o pão, e a comida, as matas ficaram limpas,sem custos para os donos, e a gente ainda agradecia, e por vezes ainda tinham-mos que dar uma carrada ou duas de estrume. E nesse tempo era muito raro haver um incêndio, também por isso, e quando havia as pessoa mobilizavam-se todas, e apagavam-mos o fogo no mesmo instante. Outros tempos com coisas boas e más.

    ResponderEliminar
  19. Tempos difíceis ma que deixaram cores em teu coração.abraços,linda semana,chica

    ResponderEliminar
  20. Estimado Luís.
    Tempos difíceis, muito trabalho e engenho. Tudo aproveitado ao pormenor.
    E como muito bem conta, dessa forma as matas andavam limpas e menos susceptíveis ao fogo que todos os anos varre esse pulmão imprescindível.
    Hoje de outras formas, os tempos continuam difíceis, muita miséria escondida e envergonhada.
    Mas voltando ao tempo da tua crónica, outra das virtudes desses afazeres, era manter a família partilhando tudo, unida e passando testemunho aos mais novos.
    Dificuldades e vida dura, mas por outro lado saudosos tempos, menos materialistas.
    Kandando amigo!

    ResponderEliminar
  21. Bons e sofridos tempos amigo,,,mas sempre vivos na memoria...abraços de otima semana.

    ResponderEliminar
  22. É nos tempos de dificuldades que mais crescemos e nos fortalecemos.
    Bela a história relatada.
    Tenhas uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  23. Oi Luis
    Os tempos eram difíceis, mas renderam lindas histórias como essa. A alegria era mais pura, e precisava-se de muito pouco para ser feliz.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  24. Meu amigo, e aqui estamos nós agora a ouvir essas histórias, que como disse certa vez, nos parecem tão familiar.
    Será nossas origens de Portugal?
    Sim, creio que sim, por isso louvo ao Soberano, tão preciosas dádivas.

    ResponderEliminar
  25. Linda história. Belas memórias.
    Obrigada pela sua visita. Completei mais um pouquinho, o seu comentário.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  26. Amigo, que excelente narrativa. Tempos dificeis, de trabalho e sacrificios.
    Voltei do Rio de Janeiro e hoje venho especialmente para agradecer as suas carinhosas mensagens.
    Bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderEliminar
  27. Luís~
    Eram estórais de vida com esta que nos contou, que eu ouvia aos meus pais e, embora tenha sido criada em Lisboa, via como eram criadas as crianças da aldeia nos meses que lá passava de férias.Era uma vida difícil.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  28. O pinhal do Rei mandado plantar por D.Dinis...só conheço da História!
    Das dificuldades dos antigos, conheço-as pelo que leio e pelas palavras da minha avó, contadas aos filhos quando aos 70 anos chegou a Moçambique para viver com eles.
    Mas sei que a vida era-lhes dificil por isso dou muito mais valor a tantos heróis desconhecidos.
    Graça

    ResponderEliminar
  29. ...vc deveria escrever um livro
    de memórias.

    ou já tem?

    delícia te ler narrando a vida
    de maneira poética mesmo em meio
    às dores tbm...

    bj

    ResponderEliminar
  30. Eu quero um punhado de estrela madura
    Eu quero a doçura do verbo viver.

    (Caio F. Abreu)

    Saudações Poéticas!! M@ria

    ResponderEliminar
  31. Amigo esta é mais uma de tantas tão carinhosamente contadas como os serões da beira.
    Adoro passar por aqui e ler porque saio sempre de alma tranquila, mesmo que sejam as suas histórias eu me revejo noutros tempos, mas com histórias de minha vida muito parecidas.
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade