quinta-feira, 8 de maio de 2014

B I - Cartão de Cidadão

Em Janeiro passado, o meu Cartão de cidadão caducou. Não reparei na validade e por pouco me safei de uma série de peripécias muito desagradáveis. 
Quando dei conta da situação, dirigi-me aos respectivos Serviços. Já na mesa de atendimento, a funcionária explicou-me que o meu nome de origem,  no assento de nascimento, está  - Luiz - com um Z.
Reclamei, dizendo-lhe que sempre me ensinaram desde a Escola Primária e ao longo de toda a vida que o meu nome foi sempre - Luís - com um S.

A funcionária disse que eu poderia continuar a escrever como sempre fiz, Luís, usando o S, mas no BI - Cartão de Cidadão - iria aparecer Luiz com Z.  
Explicou-me ainda que agora e baseadas numa Portaria eram obrigadas a respeitar a grafia original do assento do Registo de nascimento.
- Foi sempre assim, retorqui-lhe. O erro foi do senhor que escreveu Luiz com o Z em 1947. Deviam corrigir o livro e não alterar o nome das pessoas, agora passados sessenta e muitos anos. Isto é absurdo...
Com muita paciência explicou-me que poderia manter a grafia ,como estava e vinha fazendo, mas que deveria ir à outra sala e pedir às funcionárias que eu queria continuar a ser e a escrever Luís. 

Comecei a ficar confuso e a duvidar da tal "Portaria não sei das Quantas". Revoltado, apenas pensava que isto são coisas de quem não tem mais nada de útil para fazer na vida, senão complicar a vida das pessoas de bem.
- Olhe menina eu não vou a lado nenhum. Querem assim... façam assim...como mandam esses senhores que fazem as leis. Não respeitam as pessoas. São uns "bardameKos" que não sabem fazer nada de útil na vida.  

Passado dias recebi um ofício para ir levantar o Cartão e agora sou uma pessoa diferente. Não sei se chego a ser Português Arcaico, Romano, Árabe...ou outro do lado de lá... Talvez agora seja Grego e com enormes dívidas públicas que eles inventam todos os dias...
Agora fica assim, mas quando for renovar o Cartão, daqui a cinco anos, haverei de ser Luís, com um S bem português que não torce nem se amola, duro e puro como a alma lusitana que se estende Aquém e Alem Mar, mas nunca por uma Europa de "bardamerKos" sugando aos pobres para encher os ricos...
Luíscoelho 
Maio/2014


43 comentários:

  1. Buenos días Luis, algo parecido me ocurrió a mi con mi segundo apellido que es Masachs y se empeñaron en que fuese Massachs, me costó meses que me lo arreglaran, así que te comprendo.
    Un abrazo
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  2. Oi Luis,
    Parabéns, nascemos no mesmo ano...KKK
    A burocracia dos serviços nos fazem de petecas, mas no fim tudo da tudo certo, você deve ser genioso como eu.
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente fui renovar o meu Cartão do Cidadão na segunda feira e também me informaram de uma pequena alteração, não no nome que permanece e ainda bem inalterado, mas no que respeita à freguesia, que e devido às novas alterações autárquicas passou a chamar-se Massamá-Monte Abraão, em vez de apenas Massamá...O curioso é que Massamá é um caso original, pois está dividida, no terreno em duas freguesias, perfeitamente contíguas. A 50 metros de onde eu moro, na rua contígua, já não se está em Massamá, mas sim na freguesia de Belas, havendo uma rua com uma divisória a meio, separando as duas freguesias e quem viva já na zona de Belas, se precisa de tratar de algum assunto à Junta, tem que ir a Belas que é ainda algo distante.
    Não teria sido fácil nesta reorganização de freguesias terem resolvido esta situação?
    É que para toda a gente, aquela zona é Massamá (Massamá Norte), mas como freguesia é Belas...Nem com o paspalhão que nos governa a morar aqui resolveu esta anedota.

    ResponderEliminar
  4. Como é que pode o amigo Luís, no cartão de cidadão, constar Luís com Z, e depois assinar Luís com S, como lhe disse a funcionária que o podia fazer. Então, se qualquer assinatura tem que ser igual à que consta no cartão. Acho que não pode assinar Luís com S, se no cartão consta Luís com Z. Há aí qualquer coisa que não bate certo. Se no assento de nascimento consta Luís com Z, porque é que apareceu no B.I, Luís com S!.. Tenha um bom dia amigo Luís, um abraço. Eduardo.

    ResponderEliminar
  5. Casos como o seu são aos montes, infelizmente. E passamos a vida toda convencidos de somos uma pessoa e afinal somos outra. Em relação a mim foi e é em relação à minha data de nascimento. Lá tive que arcar com o dia 22 mas em casa continua a ser o dia 10. Para rectificar uma coisas destas é uma carga de trabalhos...

    Grande abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. ~ Toda a informação que se dá de Camões, está com o nome Luís e não com o nome autêntico-- Luiz.
    ~ Amigo poeta, passou a ter o nome do outro, de quinhentos! Não se zangue, até é chique!

    ~ Tem razão: coisas de quem não tem nada que fazer. Primeiro, obrigaram todo o Luiz a ser Luís, agora, mudaram de ideias!

    ~ ~ ~ Aplausos à erudição ou à exatidão?! ~ ~ ~ Paciência! ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  7. rsrsrs...
    É comum erros no momento dos registros de nascimento. Você poderá requerer judicialmente a retificação, mas somente dará trabalho e despesas. Melhor você continuar Luís para os amigos, mas Luiz quando se tratar de documento oficial.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Luis Coelho

    As conservatórias, em tempo para não destoar era preenchidas por analfabetos: Eles, os analfabetos não terão culpa. Mas a minha mãe, ao setenta anos, teve de pagar para ficar em assento o nome com que sempre assinou.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Trabajé en el Registro Civil de mi ciudad, y habían varios casos como este de luis y luiz. Tenía que seguirse un oficio por medio de Abogado para hacer una identificación de persona.ç

    Me gustó mucho este relato.

    Encantada de pasar por aca.

    ResponderEliminar
  10. Muito irritantes estas "leis" que alteram tudo, ateé os pequenos/grandes pormenores das nossas vidas! Que disparate, amigo Luís/Luiz....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Igualzinho ao que se passou com a minha mulher.
    Que é Luíza com um Z.
    Aquele abraço e votos de bfds

    ResponderEliminar
  12. Cada uma que parecem duas!!abração,chica

    ResponderEliminar
  13. Tudo tretas e uma série de burocraciazinhas que só dão cabo da nossa paciência...e como diz e bem, com imensos problemas preocupante para resolver...aliviem-nos ao menos nisso....nessas coisinhas pequenas ....é só alterar , bolas!

    ResponderEliminar
  14. Mas que grande disparate, querido Luis! Então o amigo vai assinar um documento, escreve Luis e apresenta o cartão de cidadão com o Luiz? Será que se pode? Se no cartão que é a nossa identificação está um nome, pensava que teríamos de usar esse mesmo. Seria o lógico, não? Enfim...custa-me a entender que possa escrever sempre Luis quando nos seus documentos está Luiz. É que Luiz Coelho não é o mesmo que Luis Coelho. O que tinham de fazer era tratar desse erro para que o novo
    documento saísse certo. Bem...vá tratando de mudar esse erro para passar a ser de facto o Luis. É uma tristeza tudo isso, amigo!. Beijinhos e tenha um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  15. E eu fique sem carta de condução por causa do Estado português funcionar como funciona...

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. A estupidez e burocracias que estão a querer fazer de nós bonecos nas mão desses palhaços!
    Como é que o agora Luiz vai assinar um documento onde existe a assinatura do Luis, acho que isso ainda vai trazer complicações.

    Bom fim de semana meu amigo

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  17. Olá Luís!
    Comigo passou-se o inverso. Fui batizada Lourdes, porque segundo disse a minha mãe, o nome era estrangeiro e tinha que se escrever assim. Sempre escrevi o meu nome com ou. A última vez que fiz o BI, disseram-me que o meu nome tinha que ficar no registo só com u, mas que eu podia continuar a escrever como era meu hábito, Após uma longa conversa, e para não ser mal educada, acabei por aceder e assim ficou. Fui há dias fazer o Cartão de Cidadão. Pensando que iria gerar nova confusão, deixei tudo como estava e continuo a assinar tal como sempre fiz. Não há nada a fazer neste nosso país...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Aqui no Brasil, o que vale é o que está na certidão de nascimento, mesmo que a ortografia se modifique com o passar dos tempos. A assinatura tem que ser de acordo.Se a pessoa quiser mudar tem que requerer, pagar e aguardar. Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Ó Luís. Fazes-me lembrar o nosso Lis que é escrito com (s) ou (z) conforme o jeito.
    Já agora e para animar conheces certamente aquela da Prantelhana. Nome de pessoa que se deveu ao facto de o pai duma criança ir registar a filha e quando inquirido pelo funcionário do registo sobre que nome é que lhe punha ter como resposta: prante-lhe- Ana. E lá ficou a Prantelhana. Mas há mais...muitos. És um felizardo... Abraço

    ResponderEliminar
  20. Acontece cada uma.
    Olhe amigo em 1946 meus pai casaram-se. Para tal foram pedidas as certidões de nascimento a Lamego, a da minha mãe e a S. Pedro do Sul do meu pai.
    Com esses documentos casaram no Barreiro, meu pai Manuel Ferreira e minha mãe Gravelina da Silva, nascida em Penude a 16 de Julho de 1926, filha de Manuel Varandas e Maria do Carmo da Silva.
    Depois do casamento tiraram o BI e atualizaram a situação relativamente ao estado civil.
    Em 47 nasci eu, 18 meses mais tarde a minha irmã, e no dia em que ela fazia 1 ano o meu irmão.
    Todos fomos registados como filhos de Manuel Ferreira e Gravelina da Silva.
    15 anos mais tarde, os meus pais iam para o Norte e em Santa Apolónia roubaram ao meu pai a carteira com todos os documentos. Para tirar novos BI.s pediram aos registos de Lamego, e S. Pedro do Sul novas certidões de nascimento. E imagine, a certidão da minha mãe dizia que ela era Gravelina do Carmo Varandas, nascida a 8 de Junho de 1926, e era solteira.
    Apenas o primeiro nome e o nome dos pais era igual. Tudo o resto era diferente. E por mais voltas que dessem a resposta era sempre a mesma. Aquela certidão era igual ao registo, não havia outra . Agora veja, numa altura em que não havia divórcio o problema do meu pai que era casado, e da minha mãe que era solteira, e de 3 adolescentes que eram filhos de uma pessoa que não existia.
    Só depois do 25 de Abril, conseguiram resolver a situação do casamento mas o nosso registo não pôde ser alterado, e ficamos sempre filhos da Gravelina da Silva, tendo sido informados que se meus pais viessem a ter bens, ela teria que deixar escrito que doava a parte dela para os filhos dele, para que não se perdesse metade dos bens. Claro não foi preciso nada disso tomara eles terem o suficiente para o dia a dia.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. HAY MUCHAS PERSONAS INEPTAS EN LOS SISTEMAS, POR ESO OCURREN CASOS DE CONFUSIÓN DE IDENTIDAD, COMO EL TUYO.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  22. Meu amigo me perdoa mas acabei rindo, explico, o meu marido chamava Edson Luiz com z e quando escrevia com s ficava indignado, agora você é com s e querem escrever com z em sua postagem mostrou tamanha indignação que lembrei-me de meu querido companheiro, por isto sei o quanto que é importante para todos nós que respeitem o nosso nome como é, abraços Luconi

    ResponderEliminar
  23. Amigo Luis..
    Eu sei foi no Domingo passado o dia das mães em Portugal
    no Brasil será amanhã.
    Eu também não tenho mais minha rainha ,
    mais o amor de mãe nunca morre perpetua - se eternamente em nossos corações.
    Desejo um abençoado Domingo abraços sua amiga.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  24. Afffff, amigo se deixar eles arrancam até a alma. Quando comecei a estudar meu nome era Ezequiel Domingu(ê)s dos Santos; me falaram na escola que estava errado entaõ troquei, senão ficaria a vida toda falando o (ê) mais tonalizado....cada uma

    ResponderEliminar
  25. La burocracia es así de absurda.
    Yo conocí el caso de un hombre que a sus antepasados le cambiaron el apellido de Fernández por el de Sernández y después todas las generaciones posteriores llevaron ese apellido.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. Amigo Luís, em tempos passados escreveu-se assim, LUIZ. Quando passes pela ponde de Dom Luiz, no Porto, verás lá escrito... Luiz I.
    O maior desastre sempre esteve nos apelidos, isto em tempos idos. O meu pai só tinha um apelido, e os irmãos dois. Mas também existem casos de irmãos com apelidos trocados, quanto á ordem, outros, diferentes, filhos dos mesmos pais!
    Fazes bem em defender a tua tese, oxalá o consigas.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  27. Bem pelo contrário, eu fui registada chamando-me Lourdes e não Lurdes e quero manter o meu nome de registo, independentemente do facto de me terem informado de que, actualmente, não podem ser feitos registos com o nome Lourdes. Na minha modesta opinião, o seu nome de registo terá de permanecer como originalmente foi registado, a despeito da alteração ortográfica feita após o registo. Lamento que não possa alterar, pois ortograficamente, seria correcto assinar com Luís. Mas a burocracia não facilita, dificulta.

    ResponderEliminar
  28. O último post que me aparece é este.
    Mas já há outro, não já?
    Aquele abraço e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sim mas ainda continua em rascunho. Precisa de amadurecer como os vinhos mais finos e famosos.

      Eliminar
  29. O meu irmão é do tempo do Luiz [com Z ], agora escreve Luis [com S] . Não sei como ele se desenrascou.
    O meu amigo devia ter passado primeiro pela tal Porcaria, digo Portaria, e a porteira,
    te-lo-ia logo esclarecido, evitando-lhe essa maçada toda.
    Uma boa semana para si.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia Luis
    Passando para lhe desejar um lindo dia.
    Obrigada pelo carinho
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  31. Luis ou Luiz, são quase sempre "vítimas" da troca da última letrinha...Toda documentação feita na nossa vida tem que ser conforme está na certidão de nascimento...no Brasil, é assim. Desejo que o "s" não lhe traga transtornos...No meu caso é o acento agudo no "u"... quando escrevo acentuo Lúcia mas na minha certidão Lucia não tem acento...(nunca foi problema!...).
    Beijo, Coelho,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  32. Ai meu amigo, como complicam a n/vida com as burocracias...
    Espero então que consiga na próxima colocar correctamente o seu nome.
    Daqui da Irlanda, com chuva, lhe envio um beijinho.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  33. Olá Luís, e que tudo esteja bem!

    Tal como cá, prezado Luís, aí na tua querida pátria, o sistema também sempre insiste em complicar o viver dos que o sustentam, este bando de ingratos!
    Mas, já que por cá vez por outra venho, estando por agora aproveito para deixar meu agradecimento por tuas sempre deveras gentis visitas e amizade, e desejar a você que seja sempre deveras intenso e simplesmente feliz o teu viver, um abraço e, até mais!

    ResponderEliminar
  34. La burocracia tiene sus caprichos y sus mañas para molestarnos la vida.

    Abrazos.

    ResponderEliminar
  35. Aquí me pasó que un día era Augusto y otro Carlos Augusto...al fin el capricho oficial, fue de Carlos augusto. UN abrazo. carlos

    ResponderEliminar
  36. Olá Luís,

    Obrigada pela visita e comentário.
    Tenha um ótimo dia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Mas isto quase parece uma anedota!!!!! É incrível ao que chegamos.... E avançar com portarias e leis inventadas à última hora...não pega! Já não sei se é por haver poucos funcionários ou os que existem estão-se borrifando para as pretensões dos cidadãos...
    Se me vires assinar "Graza"...já sabes foi trocar o meu cartão de cidadão...
    beijo e boa semana.
    Graça (por enquanto)

    ResponderEliminar
  38. Absurdo que se troque o nome das pessoas. É história para ninguém botar defeito! Muita paz!

    ResponderEliminar
  39. *O que são "bardamerkos" , amigo LuíSSSSS ?! O.O
    Desconheço essa palavra !!! (kkkkkkkkkkkkkkk).
    *Olha, Luís, o pessoal do serviço burocrático, às vezes,
    parece sentir PRAZER em complicar a nossa vida !!!
    Penso que quanto mais complicam, mais se sentem importantes
    e valorizados !!! Triste isto.

    ResponderEliminar
  40. Ponham o que puserem serás sempre o Luís.

    ResponderEliminar
  41. Amigo Luís

    também há nomes de Luis sem acento e Luís com acento....enfim!
    Cada qual faz como quer...nesta terrinha...

    A estupidez desta gente
    mais a burocracia destas leis é no que dá...

    beijinho e um abraço com carinho

    MUITO OBRIGADO
    pelas visitas aos meus blogues
    ...
    é por mim
    ...
    mas é também por vós
    que continuo na blogosfera
    mostrando fotos e lugares
    que para mim são novos.
    Assim,
    vou sendo feliz por breves MOMENTOS.

    Tulipa/Kalinka

    ResponderEliminar
  42. Olá,Boa noite, LuíS
    desculpe me por deletar o comments anterior, publiquei antes de terminar...todos vivenciamos isso na pele frequentemente. São papéis que não acabam mais para, supostamente, comprovarem as mais diversas informações. Com o excesso de burocracia uma alta demanda de documentos também é gerada e assim estimulando até a "famosa propina" para liberação rápida de documentos...
    Obrigado pelo carinho,belo domingo,abraços!

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade