quinta-feira, 24 de julho de 2014

Saudade




(foto google)

Tenho Saudade
Saudade de um tempo de Primavera,
Dos dias grandes carregados de Sol
E das manhãs frescas que o orvalho fizera
Saudade dos passarinhos que cantavam ao desafio
E das tardes anoitecendo silenciosamente
Germinando um tempo mais quente e de Estio

Tenho saudade
Saudade do tempo que o tempo desfez
E dos serões e noites ao calor da lareira  
Dos sonhos e agruras que a vida nos fez
Saudade da voz que amor nos trazia
Enchendo-nos as mãos de esperança tardia
No brilho do tempo que no homem ardia

Tenho saudade
Saudade do tempo que o tempo levou
Emoções e gritos já gastos perdidos
Ecos do tempo que o amor alimentou
Saudade de alguma saudade interior esquecida,
Talvez a fome de uma dor não sofrida.
Tenho saudade, saudade.
Luíscoelho

Julho/2014  

34 comentários:

  1. Enquanto se pensa na saudade, enquanto se sente a saudade, não se vive o presente.

    ResponderEliminar
  2. A uma certa altura da vida, ter saudades, é reviver.

    ResponderEliminar
  3. Linda poesia e as saudades nela expressas! abração praiano,chica

    ResponderEliminar
  4. Oi luis,
    Linda sua poesia sobre a saudade, eu as tive muitas, mas as matei para não sofrer.
    Vivo o hoje caótico, sem chuva, vamos comer dinheiro - aqui só tem cana e muito tempo sem chuva vem o desemprego.
    Eu estou bem numa parte, mas tudo dói. Ainda bem que aproveitei bem a vida e não quero sentir saudades, pois ter saudades é sofrer ao retroceder um passado que não voltará jamais.
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  5. Um poema refrescante e com a verdade do viver.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Com saudades sorriu!
    guardada com amizade
    deixada por quem partiu
    essa palavra saudade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. ~
    ~ ~ Belíssimo poema, querido Poeta.

    ~ ~ Todos temos destes momentos de saudade, mas temos que enfrentar o presente com alegria.

    ~ ~ Ainda estamos por cá... Quantos da nossa geração partiram antes de nós!

    ~ ~ Há tanta coisa para celebrar!

    ~ ~ Agradeçamos e sejamos felizes com as pequenas grandes coisas-- o Sol nascente ou poente, as belas nuvens, o azul da abóbada celeste, a Ursa Maior que nos faz tanta acompanhia, as lindas noites de luar...

    ~ ~ O arco iris, a rosa fragrante que desabrochou, a cor e aroma de um fruto amadurecido, a lindíssima borboleta que volteia junto das papoilas, a árvore que cresceu e floriu, o cheiro do mar e da terra molhada...

    ~ ~ O riso cristalino de uma criança, a mão que aperta com calor e amor, a ternura de toques suaves mas intensosm livres da ansioso, ancestral e atávico dever da procriação.

    ~ ~ As aves que animam os campos com os seus voos e trinados, o carinho dos nossos animais de estimação...

    ~ ~ Há uma infinidade de pequenas coisas que nos fazem felizes se lhe dedicarmos a nossa melhor atenção....

    ~ ~ Seja feliz, querido amigo e, lembre-se que daqui a dez anos, recordará estes anos, como um tempo melhor.

    ~ ~ Gostei muito da poética confissão da sua saudade... Para a próxima, prometa-me um lindo hino à alegria de ~ VIVER ~

    ~ ~ ~ Continuação de alegres e felizes dias estivais. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  8. Olá,Boa noite, Luís
    ...o coração falando de saudade de forma muito bonita... momentos assim , que fizeram parte da nossa história e eternizamos em palavras, e que só nos restam lembranças e saudades.
    obrigado pelo carinho,bela semana,abraços!

    ResponderEliminar
  9. Como nos pega de duro la nostalgia,,,tantas cosas que quiséramos volver a vivir...entre ellas esa amor, por una mujer que se nos esfumó como pompa de jabón. Bello poema, sentido y nostálgico. Un abrazo. carlos

    ResponderEliminar
  10. É a ausência
    por demais sentida
    que nos deixa a maior saudade
    que temos na vida

    (bonito, isso)

    ResponderEliminar
  11. Um poema que tinha que ser escrito por um português, luís.
    Aquele abraço e votos de bfds!

    ResponderEliminar
  12. Também tenho saudade, amigo! abração

    ResponderEliminar
  13. A saudades é uma faca de dois gumes, sentir saudades pode nos deixar encravado em passado que não queremos lembrar e que acabamos não viver um presente que sempre nos mostra oportunidades, mas também pode ser lindo quando se transforma em uma doce recordação

    Abrçs

    Rafael Mourao

    RioSul
    www.riosul2012.com

    ResponderEliminar
  14. SAUDADE, que palavra tão imensa, mais ainda quando a ausência se prolonga.
    Depois de muito procurar nos dicionários, sobre tudo quando tinha que explicar aos amigos daqui aquilo que queremos expressar ao sentir SAUDADE. Mas nunca encontrei nenhuma definição que me convencesse, pois existe uma tendencia a dirigir-se à "añoranza". Então criei a minha: A presença na ausência.
    E escrevi assim...

    Aqui, na distância,

    é quando se nota a Pátria. 

    Cada frase, cada imagem, 

    cada som...
SAUDADE

    Já com mais sentimento... se isso é possível!...

    Sem querer, mas desejando-o,
    essa humidade que cria a emoção;
    fez que essa gota cálida,
    deslizasse pelas minhas faces,
    até encontrar-se com o canto da boca;
    para deixar esse sabor salgado,
    como o do nosso mar;
    que foi transformando-se em doce;
    ao embeber-se da pujança, da ternura,
    desse néctar de vida… a saudade!
    Fazendo-me inchar o peito
    para proferir com orgulho,
    sou português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAUDADE é o lenitivo que mitiga a dor, dói mas consola!

      Eliminar
  15. Meu querido amigo

    Por vezes é bom voltar no tempo,às memórias da nossa inocência. Adorei como sempre.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  16. Bom dia luis,
    Como é bom acordar e ler o seu lindo comentário...
    Já volto a dormir, ainda estou com sono
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  17. Há sempre, na vida, algum tempo que nos deixa saudade.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Eu desconhecia a saudade até hoje às 10horas.
    E chorei. Chorei muito com saudades de minhas cadelas. Acho até que farei um poema.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  19. Esse seu poema me encantou, saudade boa! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  20. Muito gostoso ler um poema desse em um domingo de manhã aqui no Brasil antes de começar o trabalho. Tranquilizar e edificar a alma antes de iniciar o dia..

    ResponderEliminar
  21. Caro Luís,
    Que lindo poema!
    Este sentimento tão difícil de explicar e que invade a nossa alma e o nosso ser.
    Obrigado pela visita ao Iguarias Caseiras e pelo seu comentário.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Meu amigo, quantas vezes o nosso pensamento se perde nas saudades de tempos passados...
    Lindissimo poema.
    Um beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  23. Quando chegamos a uma certa altura da vida, vivemos mais das saudades do passado do que das esperanças no futuro.
    Adorei o poema.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  24. De vez em quando,o o amigo Luís, brinda-nos com um momento de inspiração.
    Bonito poema que nos faz pensar, sonhar e ter saudades.
    Um abraço Luís.

    ResponderEliminar
  25. Na saudade me perco recordando a cada dia que passa...saudade é algo que dói, faz sofrer!

    Adorei Luis.

    Boa semana meu amigo.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  26. Oi Luis! Passando para agradecer a tua visita e teu gentil comentário, assim como apreciar mais uma das tuas belas criações. Gosto de sentir saudades, pois somente se sente saudades de coisas boas.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  27. OI LUIS!
    ESTA É A SAUDADE, DE SE TER SAUDADE.
    BELÍSSIMO TEXTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Saudade luis..
    eis algo que eu tenho
    mais a cada dia.
    Aguardo vc la no Espelhando
    para comemorar nosso 4ºaniversario.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  29. *Querido Amigo Luís Coelho !!!

    Hoje senti MUITASSSSSSSSSS SAUDADESSSSSSS do meu AMADO PAPAI !!!

    Se papai estivesse aqui entre nós, hoje ele completaria 79 anos de idade e rever o álbum

    com as fotos do aniversário dele de 50 anos de idade, DOEUUUUUUUUU no meu peito !!!

    Esforcei-me para NÃO CHORAR. :((((

    Não chorei.

    ResponderEliminar
  30. *Querido Amigo Luís Coelho, muito obrigada pelos teus comentários também aqui neste meu blogue !!!

    Falando sobre o teu comentário a respeito da minha postagem aqui sobre as saunas ... preciso de um

    esclarecimento teu como jardineiro !!! Minha árvore de laranjas pokans está com quase todas as folhas

    com uma película preta e na raiz da mesma há muitas formigas grandes e pretas ! Acredito que são elas

    que estão MATANDO a minha árvore ! As laranjas deste ano nasceram doentes, feias, meio podre ...

    deu-me vontade de chorar !!! Estou com medo de usar algum remédio errado ou , pior !!! , de eu adoecer

    aspirando, cheirando algum produto tóxico quando eu for aspergí-lo na árvore ! Tenho rinite, bronquite e

    54 anos de idade ! Não posso dar mole para o AZAR; né ?! O.O

    *Mudando de assunto ...

    Amigo Luís Coelho, assista ao filme que coloquei aqui no blog hoje !!! Ele é simplesmente

    DIVINO !!! Chorei como uma criança ao assistí-lo !!! Lavei minha alma !!! Foi ÓTIMO !!!

    O mesmo fala-nos sobre o poder dos Santos Anjos de Deus na nossas vidas e sobre

    O MILAGRE que sempre o é a celebração da Santa Missa !!! O.O Este filme foi uma

    sugestão que recebi hoje pela manhã de uma querida amiga que é devota dos Santos

    Anjos da Guarda, os Santos Anjos de Deus !!! :))

    *Luís, tenhas um ótimo dia de domingo na companhia dos teus !!!

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. *Luís, por favor, divulgue este filme !!! Precisamos libertar o planeta da influência do diabo !!!

    Todos nós precisamos de Deus !!! :))

    Obrigada, querido amigo !!! :))

    ResponderEliminar
  32. Saudade, termo exclusivamente português e que , mesmo quando não magoa, é sempre algo de nostálgico.

    Boa tarde!

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade