quarta-feira, 14 de maio de 2014

Medos


(foto google)

Esta manhã apeteceu-me escrever. Parece que às vezes tenho necessidade de escrever. Soltar de mim ideias e personagens que me povoam. Também existem medos. Alguns são tão grandes que ainda não os ultrapassei. Só de os recordar já me assustam.
Existia um papão que vinha agarrar-nos se nos portássemos mal.
Depois falaram-me de Deus que via tudo. Ninguém podia dizer mentiras nem tirar nada aos outros porque Ele via tudo e castigava. 
Acreditei, mas com o tempo, aprendi que esse Deus de que me falavam não estava sempre com atenção. Muitos dias devia estar a dormir uma soneca. Não via os disparates, nem a gravidade dos erros das pessoas mais velhas, dos chefes das nações e de todos quantos viviam à margem das leis - assassinos, larápios, pessoas de má vida…

Não falo daqueles que nos assustavam com a sua voz poderosa e com cara de maus.
Ai de ti se mexes aí...corto-te as mãos...
Então um frio gelado varria-nos de cima abaixo...ufa...
Alguns dias dei comigo a pensar.
- Porque será que este Deus todo poderoso e que só quer o bem das pessoas permite que os pobres continuem pobres e os ricos cada dia mais ricos e exploradores?

Mais tarde disseram-me que Jesus, o Filho amado de Deus, era nosso irmão mais velho e que era nosso grande amigo. Era amigo das crianças, dos jovens e dos velhinhos, dos doentes e de todos. 
Disseram-me que Ele renovou os mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai. Os mandamentos são um conjunto de leis que nos ajudam a viver bem com todas as pessoas e respeitar a vontade de Deus.
Mais tarde vi que algumas pessoas vivem segundo os seus interesses e usam uma linguagem de conveniência.
- Uma linguagem - Louvado seja Deus
- Outra linguagem - Venha a nós o que é bom
E ainda uma terceira
- Perdoai as nossas dívidas enquanto nós sacamos a quem nos deve e a quem não deve.

Aconteceu amar este Jesus. Apaixonei-me por Ele e pela Sua vida. 
Acreditei que Ele estava por perto, que me amava e me dava forças para vencer tantos medos. 
Hoje continuo a amar este Jesus. Sei que Ele vive e que é amigo de todos. Jesus ama também aqueles que O insultam e dizem mentiras. Ele ama e perdoa, mas um dia fará justiça. Cada pessoa terá de prestar contas do que fez durante a vida. Depois haverá prémio ou castigo para sempre.
As vaidades deste mundo não passam para o outro lado onde apenas existe paz e amor, ou silêncio e paz.

Existem dias em que me parece que Deus devia castigar muita gente. Gente que vive explorando os povos e as nações.
Pessoas que fazem negócio com o Seu Santo Nome e se servem disso para viverem como príncipes nesta vida…
Devia castigar sem piedade aqueles que têm obrigação de denunciar as mentiras e as falsidades políticas, mas ficam calados por medo ou por conivência.
Acredito que Deus castigará aqueles que O desprezam e que mentindo roubam e matam inocentes.
Deus castigará aqueles que não respeitam a Natureza mas glorificará a todos quantos O amaram e serviram, fazendo o bem a todos os povos.

Luíscoelho
Maio/2014

42 comentários:


  1. O papel da(s) religião(ões) nas sociedades actuais já não é o mesmo que tinha há umas décadas e tem vindo a perder o seu impacto. Cada vez há menos crentes e o agnosticismo ganha cada vez mais adeptos. Só que o reflexo disso é cada vez mais negativo... as sociedades são cada vez mais injustas e o respeito pelo Outro e pela vida humana tem-se vindo a perder.
    Nestes tempos de crise económica e social as assimetrias acentuam-se e o pior de uma sociedade e dos seres humanos que nela vivem vem ao de cima... o egoísmo, a inveja, a intolerância, a violência... são hoje "o pão nosso de cada dia".
    Luís, já não há tementes da justiça de Deus pois já nem quase há tementes da justiça dos Homens... e cada vez há mais quem pratique a iniquidade.

    Acredito que se cada um de nós tentar fazer a sua parte na construção de uma sociedade mais justa, podemos inverter esta tendência para o descalabro.


    Um beijinho e obrigada por me proporcionares este momento de reflexão.
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Luís. ao ler este belo texto onde se mistura a desilusão e a esperança, lembrei um poema transformado em canção. Aqui te deixo o link:
    Abraço
    Rodrigo
    http://youtu.be/AdCWrzRB5gY

    ResponderEliminar
  3. Linda expressão dos medos que desfilavam nas nossas vidas desde crianças. E quantas vezes nos pegamos pensando que ELE estava dormindo, não vendo as barbáries que acontecem... abração,chica

    ResponderEliminar
  4. ~
    ~ Luís. gostei muito de o ler, como sempre.

    ~ É extremamente saudável, escrevermos e partilharmos as nossas preocupações espirituais.
    ~ Mas creio que o assunto dava para um grande debate teológico, em várias vertentes.
    ~ Vou tentar fazer uma síntese da minha opinião, focando só o aspeto do castigo.
    ~ Perdoar, oferecer a outra face, são palavras de Jesus. Indignar-se e expulsar os vendilhões do Templo, são palavras do Evangelho, um Deus vingador e punitivo, são palavras da Bíblia que Cristo veio esclarecer e, como bem referiu, renovar.
    ~ Perante estas certezas, resta-nos expulsar os vendilhões do templo e relevarmos, pois somos todos Irmãos e ele é o Pai que enviou o Filho para nos ensinar que devemos perdoar incondicional e integralmente.
    ~ Jesus, para os cristãos é o modelo de Filho que o Pai enviou. Assim devemos fazer como ele, darmos o exemplo e nunca nos cansarmos de defender os princípios éticos que Ele defendeu e perdoar aos que não sabem o que fazem.

    ~ Peço desculpa se fui maçadora.

    ~ ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos.. ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar

  5. Tem razão, Luís.
    Há muitos medos que nos foram inculcados na infância. Depois, ao longo da vida, torna-se muito difícil livrarmo-nos deles. Mas há que identificar o problema e tentarmos, já com o esclarecimento dos nossos ideias, caminhar com mais segurança interior. A justiça dos homens nem sempre é justa. Esperemos que a Deus nos traga a esperança em dias melhores.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Olá amigo, o medo acontece-nos a todos até quando temos a valentia de escrever e tão bem como o amigo o fez. Sem desrespeitar ninguém, acho que o Deus está dentro de nós quando praticamos o bem e semeamos a bondade. Podemos mais tarde colher frutos bons. Ninguém pense semear o mal à espera do bem. Agora, no meio da sementeira, há umas ervas daninhas, que temos que as arrancar. Porquê tantas injustiças? Acho que partiremos sem o saber. Adorei o seu texto. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  7. O tema da religião é muito susceptível e cada um tem o direito de pensar à sua maneira.
    Eu, como toda a gente, adoptei um critério cómodo, sim, mas também bastante real: educado nos princípios que enunciaste, quando comecei a pensar por mim próprio e me surgiram as dúvidas, fiz um corte com os dogmas, com os preceitos e principalmente com a imensa corte a que se chama Igreja. Mantive a fé e criei uma relação directa com Cristo, sem intermediários.
    Tenho a impressão que tanto Ele como eu não nos temos dado mal.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da tua reflexão. Tão real e desprendida de fanatismos, não deixando de lado a desilusão.
    Admiro a continuidade da relação com esse Ser Superior. Faz-me falta a fé, confesso :(
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Achei muito interessante a primeira linha deste excelente texto. "Esta manhã apeteceu-me escrever. Parece que às vezes tenho necessidade de escrever"
    Isso acontece-me frequentemente. Gosto muito de escrever, e há dias em que essa vontade é tão grande que quase parece uma necessidade física.
    Todos esses medos, e especialmente dúvidas, surgem em pessoas que receberam educação religiosa.
    Eu estudei num colégio de religiosas (freiras católicas) e ao longo dos anos assaltaram-me muitas dúvidas...
    Com o tempo e a idade amadurecemos ideias, e, em muitos casos, cria-se o "deus" interior, com o qual conversamos, e a quem, até, chegamos a pedir contas :)
    Na verdade custa-nos aceitar como é que "Ele" permite tanta maldade e injustiça à face da terra.
    Deveríamos antes lembrar-nos que a culpa não é d'Ele, mas do Homem...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bonita forma de expressar os imensos medos de que fomos vitimas em crianças!
    Agora continuo a ter medo, mas de outros papões que está a ser muito difícil livrarmos-nos deles.
    Ao longo da minha vida sempre me surgiram muitas dúvidas e sempre me interroguei, talvez Deus durma muito sim, pois não sei como é possível acontecer tanta injustiça nas nossas vidas.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  11. Não sei se devo ou não, acreditar em fantasmas. Mas acreditam sim nos medos. Talvez os medos sejam os fantasmas da nossa imaginação? Ou talvez não. Confesso que quando era moço numa noite de luar tive medo da minha sombra. Quanto mais para ela olhava mais medo tinha. Tinha a sensação de que alguém me estava perseguindo, o que não era verdade!
    Tenha uma boa noite amigo Luís, um abraço. Eduardo.

    ResponderEliminar
  12. Olá Luís!
    Comecei por recordar-me dos meus tempos de menina em que me assustava com o papão e com os casigos divinos.
    O tempo se encarregou de me abrir os olhos...Não me esqueço da frase " Fia-te na virgem e não corras...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Luís acredito que existe uma razão maior para tudo, acredito que Deus Pai perdoa aos seus filhos como nós perdoamos os nossos pequenos mesmo quando já são grandes, acredito na Infinita Justiça e por isso acredito que ELE perdoa mas os ensina, e o ensinamento vem através dos revezes da vida, sofrimento necessário para que o filho que errou lapide a sua alma para se livrar das imperfeições que o levarem a pecar, ELE é sempre infinitamente bom e justo, por isto eu dentro de mim tenho um lema "PARA QUEM CONFIA O AMANHÃ É UMA CERTEZA, então eu confio, abraços Luconi

    ResponderEliminar
  14. Em primeiro lugar quero agradecer sua presença e carinho em meu blog, Tenho sérios problemas de conexão da Vivo aqui em Itacaré. Raramente consigo entrar nos blogs dos amigos e comentar. Também, minha vida está uma loucura em todos os sentidos. Falta-me tempo. Quanto a esta sua criação: concordo! Os pingos voltarão aos is. Muito obrigado, meu amigo! Abração

    ResponderEliminar
  15. Concordo com tudo quanto tão bem escreveu ...menos numa coisa: não creio que o Deus( ou Cristo) em que acredito aplique castigos para sempre!

    As pessoas , através da Lei de Retorno, acabam por expiar o mal que fazem e encontrar o seu próprio caminho até Deus: toda a gente tem salvação.

    Um abraço de parabéns.

    ResponderEliminar
  16. Mas que texto interessante, Luis! Muitas vezes me faço as mesmas perguntas e para não me zangar com Deus, pois custa-me aceitar que muitos sofram injustiças, principalmente as crianças e idosos, resolvi culpar a vida. Não sei se não é a mesma coisa, pois aprendemos que Deus é vida e vida é Deus, mas prefiro pedir e agradecer à vida tentando levá-la da maneira que me foi ensinado e segundo os exemplos de Jesus. Tenho sempre em mente que receberei em troca aquilo que der à vida e portanto tento não lhe dar muitas " bofetadas " para as não receber de volta. Fui criada na religião católica e estudei em colégio de freiras a quem devo muito. Gostei imenso dos tempos que lá passei e muitas vezes ainda lembro dos bons ensinamentos que lá recebi. Mas, a Igreja é feita de homens e penso que muito tem sido deturpado ao longo dos tempos. E amigo, cá me vou entendendo com a Vida tentando não a enfurecer demais. Um beijinho e parabéns pelo texto e pela reflexão a que nos levaste com ele.
    Emília ,

    ResponderEliminar
  17. Luis, volto hoje para lhe trazer um abraço de parabéns, e votos de que conte muitos mais, sempre com muita felicidade e alegria de viver.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Luis Coelho

    Embora educado na religião católica apostólica, já me permito duvidar que a bondade de Deus seja para todos. Vejo só os ricos serem perdoados. Fica-se com a ideia que o Céu é uma construção dos homens a quem dá jeito segurar os ímpetos dos pobres. Para que eles, não os temam.
    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Acho que o medo faz parte da experiência humana, ele nos protege da exposição a situações de risco muitas vezes. Mas não pode ser maior que a vontade de viver. E, na minha concepção, Deus deve ser nosso seguro para enfrentar os medos da vida e não a razão do medo.

    ResponderEliminar
  20. Que encanto de texto! Revi passagens que me ficaram gravadas e que estão perfeitamente inseridas no quadro que vivi na infância.

    ResponderEliminar
  21. Lá está, o medo é iminente ao crescimento humano. Quanto ao Deus, porque é Deus e somente Deus, permiti-me abster um comentário. Porque creio, não creio.

    ResponderEliminar
  22. O medo está irremediavelmente instalado nas nossas mentes. O medo de não agradar. Até o medo de ter medo. Devemos saber gerir o nosso medo.
    Deus é misericordioso e bom e está sempre pronto a perdoar os nossos arrependimentos sinceros.

    ResponderEliminar
  23. Fizeste bem, convém desabafar. Quando se pode, é melhor fazê-lo com quem saiba escutar, sabe melhor, e dá passo a razões.
    Medo, não sei, mas parece que já lhe perdi o respeito. Tive que lutar tanto e contra tantos, que estou curtido.
    Mas gostei do teu desabafo.
    Deus deve andar muito ocupado, senão não permitia certas coisas. Passei pelas mesmas situações que mencionas, mas, como derivei para o mundo das ciências, fui encontrando outras respostas.
    PARABÉNS e que cumpras muitos mais.
    Um abraço bem grande, bom amigo.

    ResponderEliminar
  24. Olá,Boa noite,Luís!
    Como vai? Prazer em te ler novamente....
    por vezes temos medo do que nos fora instalado... em outras , entre outras razões, às vezes é importante abraçar os medos e tirar o melhor proveito deles...sim,se justiça significa dar a cada um o que merece e se Deus é um juiz imparcial, julgando a causa, pesando e não punindo de qualquer maneira os sem retidão, então é inevitável, que a justiça divina , por fim, os encontrará...
    Obrigado pelo carinho,bom final de semana,abraços!

    ResponderEliminar
  25. *Querido amigo Luís Coelho !!!
    *Saudades de ti e dos teus escritos !!! :((
    *Ando meio distante da net porque o meu tempo se apresenta curto !
    Estou com aulas no período da manhã e da noite, este ano ; e isto
    dificultou a minha vida !!!
    *Você está bem, meu amiguinho ?! Tudo tranquílo ?!
    *Comentando aqui este teu texto ... Olha Luís, sei de muitas pessoas
    que frequentam a igreja - como eu ! - e que ofendem muito a Deus porque
    não procuram viver de acordo com os mandamentos dele !!! Isso é triste
    e preocupante porque essas mesmas pessoas dão um FORTE CONTRATESTEMUNHO !!!
    Vigio-me para que eu não faça o mesmo !!!
    Bom, vou ler e comentar mais textos teus aqui !!! :))

    ResponderEliminar
  26. TEMA MUY INTERESANTE. PARA POLEMIZAR UN BUEN RATO.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  27. Pois...o nosso medo termina onde começa a confiança em Deus Pai !
    Ainda hoje disse às minhas crianças: Jesus disse "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"
    E daqui...não há que fugir. Ele continua amar os nossos verdugos, aqueles que nos roubam e agem com leviandade mas também afirmou: Eu sou bom pastor e defendo as minhas ovelhas; quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador" Aqui está a diferença: a justiça, é Ele que a fará.
    Abraço e bom domingo
    Graça

    ResponderEliminar
  28. Foram muitos os medos, até que tomei consciência que não era bem assim...Agora, restam as dúvidas, os questionamentos de como será, após o último suspiro...Não quero pensar, sigo as regras do Bem e fico tranquila.
    Bom domingo, Coelho.
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. ¸.•°.❤❤
    Eu não estava conseguindo acessar teu blog.
    Que bom estar aqui e ler o teu texto.
    Não tenho nenhuma dúvida que o céu e o inferno começam aqui mesmo...
    Quem é mau por opção sempre tem um triste fim.
    Para nós, muita fé, a pesar de tudo que aconteça.

    Bom domingo! Boa semana!
    Beijinhos do Brasil. º°。✿

    °º。✿✿彡º°。

    ResponderEliminar
  30. Y todo es perfecto en este plano de la realidad en el que vivimos, pues detrás de todo está la Mano de Aquel a quien escribes...

    Paz

    Isaac

    ResponderEliminar
  31. Oi luis,
    Enquanto nosso Deus não vem fazer justiça, muitas vezes, pessoas sofrem até a morte e, pelo o que falam dormem até o juízo final. Nós deveríamos acertar nossas contas com Deus aqui na Terra para diminuírem as atrocidades humanas.
    Fez algum mal, o castigo chega em dobro, garanto que diminuiria o sofrimento das pessoas de bem, pobres coitados do sistema que morrem de fome, na fila do hospital, só não fazem fila na frente do cemitério. É um a menos para sofrer.
    Esse tema da polêmica, vou parando por aqui.
    Bom resto de domingo
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  32. Luís

    Cá por mim já não consigo ater-me a essa fé.

    A Justiça quer-se feita na Terra...
    Mas como?!

    ResponderEliminar
  33. Meu amigo palavras de desilusão mas também de esperança. Embora eu acredite de coração numa justiça Divina, é realmente muito triste ver tanta injustiça e maldade não castigadas como deveria ser.
    Peço desculpa da minha ausência mas tenho andado um pouco atrasada com as minhas visitas aos amigos virtuais, o tempo tem sido pouco e não dá para tudo o que gostariamos de fazer.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  34. Olá Luís,

    Quando criança, também temia Deus, pois Ele era mostrado como um Deus mau e castigador. Com o tempo, passei a sentir o verdadeiro Deus no coração, compreendendo que Ele é amor e que não castiga, pois somos nós mesmos que nos castigamos através de nossas escolhas equivocadas. Não tenho dúvida de que todos responderão pelos seus desmandos e maldades, pois, apesar de Deus amar a todos os seus filhos, a lei do retorno é certa e inquestionável. Um pai que ama o seu filho sempre lhe aplicará as correções necessárias a torná-lo um homem de bem. Assim será feito pelo Pai Maior. Na verdade, há momentos em que chego a ter pena de quem distribui sofrimentos, pois desconhece que terá que pagar o preço.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  35. Meu amigo

    Infelizmente palavras muito verdadeiras e questões que todos os dias nos assaltam o pensamento, por vezes perdemos a fé em tudo, quando vemos tantas injustiças.
    Um belo texto como sempre.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  36. Eu sou um pouco suspeito, a fé abalou-me num dia em que me tiraram o maior tesouro da minha vida.
    Eu era crente, verdadeiramente, acreditava.
    Agora, como tão bem descreves, as coisas que vejo mais me dizem que a verdade é acreditar na justiça do homem, não há mais nenhuma. E esta é, também, muito má.
    Um abraço Luís (com s)

    ResponderEliminar
  37. Mi querido Luis, ante tu estupendo pots y viendo algunos comentarios me atrevo a dejarle mi última conferemcia.Espero que les ayude.
    Un gran abrazo
    Sor-Cecilia
    MI CONFERENCIA El hombre necesita respuestas
    http://youtu.be/Wn6H7CIAldk

    ResponderEliminar
  38. Olá,Boa noite, Luís
    agradeço pelo carinho,sempre, bela noite,belo finaldesemana,abraços!

    ResponderEliminar
  39. Oi Luis,
    Obrigada pela força, a mente humana é tão mesquinha e pequenez que nem vendo os fatos sem provas em sua cara não sabem julgar. Eu poderia fazer um estardalhaço com minhas provas, mas não. A justiça está quase no final e quando tudo terminar, se Deus assim o permitir; voltarei.
    Um beijo
    Fica com Deus
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  40. Bom dia.

    Uau, falamos da mesma temática.

    E chegamos ao fim de semana. Com saúde, paz espiritual. uns com os seus desejos, outros com as suas manias, e outros sem desejos e sem manias. Mas, o importante, é que atravessamos, mais esse mar de nuances, vivos.
    Que o Criador, tenha sempre compaixão de nós. Precisamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade