sábado, 2 de maio de 2009

19/Abril/2009

Domingo à tarde recebemos a visita do nosso amigo «Curioso por Conta Própria»
Andava a tratar das minhas flores no jardim e ele foi fotografando como quis e onde lhe deu prazer.
Não consegui perceber a sua revolta e nervosismo.
Já outras vezes me disse que é uma coisa genética, mas seria muito melhor se o conseguisse transformar no homem generoso que é e de uma alegria contagiante.
Vivemos nesta tarde recordações dos nossos tempos de meninos.
Recuámos nas nossas infâncias e nos tempos de estudantes. As férias aqui na Aldeia. Os amigos comuns e o que desde então se passou.
Na mesa, para lo lanche estavam tremoços, sumos e e outras bebidas. Ainda havia paio, queijo e chouriços que trouxemos de Seia e tudo foi repartido com sabor de partilha.
Chegaram entretanto o Sr Manuel Coelho e a esposa, Mariazinha.
O tema da conversa virou para «Religião Católica»
O meu amigo Curioso rebobinou-se todo. O que entende e muito mais do que não entende.
Também tenho muitas dúvidas e muito gostaria de encontrar respostas, explicações, mas tal não será possível.
Em cada pergunta que se faça fica sempre algo mais por dizer e nem sempre as respostas encontradas nos satisfazem por completo deixando muitas outras dúvidas e perguntas por satisfazer.
Perguntou-se como pode o Papa falar de preservativos em África  ou em qualquer outra parte do globo ?
Como pode hoje a Igreja Católica impôr a confissão nos moldes em que está a ser feita.
Como pode esta Igreja não ver que está a perder clientes para outras seitas e religiões e que não consegue cativar a juventude e levá-los a uma participação mais activa e consciente...? Baptizado e Casamento católicos...
Como pode esta Igreja afastar do seu seio os casais divorciados, os padres que não suportaram o celibato nem outras exigências da sociedade que é a Igreja.
Era já um pouco tarde. Cada um teve de ir à sua vida, mas as dúvidas e o gosto desta conversa amiga deixou-nos muito que pensar.
Iremos continuá-la num futuro próximo tenho a certeza.
Estes Domingos à tarde são sempre bons para juntar os amigos e deixar que a conversa flua naturalmente.
Obrigado «Senhor Curioso» pelo envio das fotografias. Publicarei conforme puder e for conseguindo fazê-lo.
Ninguém sonha o trabalho e a luta que ontem travei para conseguir postar esta rosa maravilhosa que o Sr Curioso quis fazer do meu jardim.
Continuarei aguardando as tuas visitas bem como as dessa máquina inteligente.

2 comentários:

  1. "Não consegui perceber a sua revolta e nervosismo.
    Já outras vezes me disse que é uma coisa genética, mas seria muito melhor se o conseguisse transformar no homem generoso que é e de uma alegria contagiante."

    Em relação ao nosso amigo comum Zé, eu tenho a mesma opinião que o Luís e ja lho disse mtas vezes Uma pessoa maravilhosa mas que tem essa parte que o prejudica infelizmente.

    Quanto à religião debatemos, eu e ele, muitas vezes essas questões sem encontrar respostas. Horas e horas sem fim. E as duvidas - nao de fé - mas de continuar a pertencer a uma casa que deveria ser de todos os que amam a Deus, que deveria estar aberta a todos sem restrições mas que nao está e cada dia se fecha mais sobre si propria, permanecem, nele e em mim e, pelos vistos em si tb.
    A politica social da Igreja Catolica tem permanecido imutavel, estática, encasulada, como se um dogma se tratasse sem acompanhar os tempos nem as mudanças de mentalidade e as convulções sociais. Permanece fiel a si propria, cada vez mais só e isolada, dentro das suas 4 paredes. Sem querer admitir os seus erros. O Concilio Vaticano II e o Papa João XXIII abriram algumas portas que logo a seguir foram fechadas pelos os Papas que se lhe seguiram: Paulo VI, João Paulo II e agora Bento XVI. A regressão das determinações do Concilio em certas materias é coisa que nao compreendo, É tratar os fieis com um paternalismo demagogo que os vai afastando, cada vez mais da Igreja Catolica.
    E as duvidas continuam a persistir enquanto algo nao for modificado no seio da propria Igreja
    bjs
    Zica

    ResponderEliminar
  2. Olá, Luís. José, como você, é um amigo virtual querido, inteligente e muito sensível também. Ou José,aproveite esse potencial para despertar para as coisas da natureza, do universo e de Deus. Busque os sentimentos mais profundos, como amor, amizade, lealdade, equilíbrio, felicidade, dentro de você! As pessoas nunca, jamais, te darão isso, menino.Mas você já está no bom caminho: sabe sentir, captar, entender, etc, etc, a beleza e a mensagem que uma rosa nos transmite, além de ser um fotógrafo amador de talento. Assim dizia o grande poeta Carlos Drummond:
    " As coisas tangíveis
    Tornam-se insensíveis
    À palma da mão
    Mas as coisas findas
    Muito mais que lindas,
    Essas ficarão.
    Carlos Drummond de Andrade (Memória)
    Quanto à religião,nós, muitas vezes, parecemos estar seguros ao seguirmos o caminho dos dogmas, dos ritos, das tradições, dos sistemas doutrinários, seguros ao seguirmos esses " pseudo-caminhos".Mas haverá um caminho padrão, um credo padrão? Acho que não. A verdade é uma só, imutável,mas os meus canais receptores são distintos, por exemplo, dos canais da Zica, do Luís, do José...Estaria o papa errado ao determinar certos padrões de comportamento ditos "ultrapassados" aos seus fiéis? Também não creio. Não podemos atingir a fase adulta sem passarmos pela infância e pela adolescência das fases preliminares das nossas crenças.O papa é uma figura importante para a religião católica. A hora da mudança vai chegar, com certeza, embora não saibamos quando...Beijocas.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade