segunda-feira, 11 de maio de 2009

História da Festa de Santo Amaro

Santo Amaro

Dia 15 de Janeiro  festejámos Santo Amaro.
Foi discípulo de S. Bento. Frades monásticos dedicados à oração.
Nasceu em 493 depois de Cristo e faleceu a 15 de Janeiro com 72 anos.
As regras de vida destes monges são simples:
oração, obediência, pobreza e castidade.

Nasci e vivo numa terra onde este Santo é o nosso Padroeiro.Ortigosa - Leiria

Desde os meus tenros conhecimentos, este dia era como um feriado nesta terra e nas mais próximas para prestar homenagem ao nosso Padroeiro.
As pessoas de mais longe começavam a chegar na véspera da grande festa que tinha o seu pico principal no dia 15 de Janeiro com a Missa solene celebrada na Igreja, às 12 horas e seguida de procissão com a Imagem de Santo Amaro e dos outros Santos .
Era realmente o momento mais nobre. Os sinos repicavam musicas muito agradáveis ao ouvido e nos ares estalavam os foguetes convidando à oração e à festa.
Ao longo dos tempos houve modificações mas a celebração central ainda se mantém.
Hoje na procissão desfilam os andores de ofertas dos devotos de Santo Amaro. São primorosamente enfeitados e decorados pelos jovens da terra que querem mostrar sempre um melhor trabalho. Competição entre grupos. Qual o mais bonito e também o que apresenta mais valor em dinheiro de ofertas. 
Alguns andores levam mais de um mês a decorar com papel de prata colorido e lindos balões e flores a flutuar ao vento. No cimo de cada andor ou bandeira expõe-se toda a quantidade de dinheiro.
A procissão percorre algumas ruas da aldeia acompanhada pelas fanfarras e demora cerca de quarenta a sessenta minutos. No final fazem ainda um leilão para a venda de fogaça - bolos, frango assado e chourichos caseiros.
O dinheiro apurado é entregue a uma comissão de festas que depois fará a sua entrega à comissão da Igreja.
Durante a tarde as pessoas passam o tempo pagando as suas promessas .
A parte profana destes festejos são os conjuntos musicais que transformam o arraial em festa de dança e de convívio agradável entre todos.
O frio é uma constante todos os anos pois estamos em pleno Inverno. A chuva também costuma fazer algumas partidas. Quando não chove a alegria da festa é sempre redobrada.
Os milagres de Santo Amaro.
Saúde - animais - colheitas e desavenças.
Os devotos oferecem objectos de cera representando braços, pernas, mãos ou pés, ou em sua substituição, o mesmo valor em dinheiro.
Pessoas com maiores dificuldades oferecem milho e trigo que depois é vendido em leilão.
Os antigos contavam-nos que havia noutros tempos uma casa grande onde existia uma balança e os devotos ofereciam o seu peso em cereais que ali era pesado à frente do mordomo.
De um lado o devoto e do outro as sacas com os cereais até equilibrar a balança. Esta tradição perdeu-se e penso que são poucos os que ouviram falar dela.
Esta festa é conhecida ainda pela qualidade das chouriças caseiras que são feitas exclusivamente para esta ocasião e que ficam famosas pelo preço e também pelo sabor.
Em tempos houve promessas em que se prometia dar ao Santo uma telha roubada e outras coisas que são autenticas anedotas, mas quem promete tem que pagar ainda hoje se repetem algumas dessa cenas.

2 comentários:

  1. Obrigada!
    O mundo está realmente ao avesso, mas no meu caso o meu pai na pode estar comigo não porque não quer. Mais sim porque já faleceu a algum tempo.
    Embora esse assunto já tenha sido de certa forma superado por mim, ele faleceu muito cedo mais foi o melhor pai do mundo,aquele que alguns nem mesmo vivendo mil anos não conseguiriam ter sido é isso que me consola- lá,e lá no fundo me alegra !

    ResponderEliminar
  2. Olá Sthefanie
    Agradeço o comentário e só quero lhe dizer que felizmente temos um pai. Presente ou ausente ele estará sempre no nosso interior.
    Muitos dias me esqueço que tambem sou pai. Penso que os meus filhos são colegas e amigos com quem dividimos tarefas e preocupações, sonhos e ambições.
    Nos meus tempos a figura do pai era vista num angulo diferente.
    Onde os nossos pais estiverem que sejam felizes e que nos ajudem a construir uma vida com muita dignidade e valores humanos.
    Um beijo de luz e paz.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade