quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Aposentado

O meu último dia, chegou com uma madrugada morna. Um Outono diferente de tudo o que estamos habituados pelos dias quentes e secos.
Neste Outono o calor parece vir de África, cheio de mistérios e magia nestas madrugadas coloridas que nos enchem de sonhos e desejos.
O meu coração estava mais apertado e as pulsações eram a triplicar. Por vezes tinha que respirar fundo para me controlar e nunca deixar de sorrir aos meus amigos e colegas de profissão. Amigos de longas datas e muitas histórias. Companheiros nas guerras e lutas.
Sempre prontos a recomeçar em cada dia. Ultrapassando divergências e vivendo todos no mesmo ideal. Aprendendo sempre mais, para melhor servir .
A Segurança Social é dar e receber
Foram quase quarenta anos.
1970 - Serviço Militar em África - Guiné
1975 - Jnaneiro - Escola Comercial. Em Setembro ingressei na carreira de Administrativo na Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Leiria.
1976 - Contencioso
1980 - Contabilidade e Contas Correntes.
1986 - Secção de Processamento de Doença
1988 - Secção de SVIP - Juntas Médicas para a reforma por Invalidez
1992 - Secção de OPII- Organização de Processos para a reforma por Invalidez ou Velhice
2009 - Final da caminhada.
Balanço final
Muito bom. Muita camaradagem.
Espírito de partilha e responsabilidade. Interajuda e novos conhecimentos.
Fiz parte da história desta casa e dos seus contribuintes e beneficiários.
Vivemos a alegria das nossas lutas por salários mais justos e partilhámos a tristeza quando perdemos alguns benefícios. Assistência na ADSE. - Número de anos e mais idade para a aposentação. Mais objectivos e classificações pouco justas e pouco claras.
Erros - Era impossível não os cometer.
Não poderei julgar os meus Chefes directos ou indirectos. Se nem tudo foi perfeito como seria este desejo final devo olhar também pelo que aceitei sem reclamar, pelo que disse sem pensar e por tudo o que fiz menos perfeito ou incompleto.
Neste abraço final incluo todos os Funcionários que ficam e continuam a nossa obra e todos quantos já partiram. Todos estarão sempre no meu coração.
Para todos envio um abraço - o maior que algum dia sonhei poder oferecer.
Um obrigado a todos pelo carinho, simpatia, dedicação, amizade e respeito que fizeram destes dias e anos os melhores da minha vida.
Um beijo que nunca nos nos esquecerá e dará força a quem tem de continuar.

Entreguei o requerimento no dia 2009/07/03 ao início da tarde. Telefonei duas vezes para a CGA e fui bem atendido. Dia 26 de Setembro, ligaram-me para casa, a informar que estava tudo concluído. Dia 27 de Setembro chamaram-me à Secção de Pessoal para me dar conhecimento do fax a informar os Serviços que a partir de Outubro/2009 seria pensionista. Dia 28 de Setembro telefonei à minha chefe e dei-lhe conhecimento (a Guida estava de férias). Aos poucos fui arrumando a secretária e dizendo adeus a todos. Dia 30 de Setembro as minhas colegas da Secção fizeram-me uma surpresa com um lanche para todos. Foram saindo e deixaram-me só. Limpei a secretária e as gavetas e peguei nos meus sacos e saí tão feliz como quando entrei em 1975 tambem neste mês.

Luís Rodrigues Coelho

(luis.r.coelho@hotmail.com)