segunda-feira, 21 de junho de 2010

O mar

Ouvi os segredos do mar
Chorados gemidos de dor
Baladas, sorrisos de amor
Que na areia se vinham deitar
E muito devagarinho
As rochas vinham lavar.


O mar chamava por mim
Num canto de embalar
Nem sei se o canto era canto
Se era o mar a chorar
Ou se era eu que de espanto
Já via um mar sem ter fim


O mar balança na ondas
Fazendo um longo queixume
As águas formam correntes
E os peixes fazem cardume
E todos passamos a vida
Tão tristes como contentes
Luíscoelho

24 comentários:

  1. Luís, fiquei a «ver» o mar, eu adoro o mar, ele me acolhe quando estou triste ou alegre, é um amigo na minha vida e mesmo quando está longe, encosto uma concha ao ouvido e ouço-o!...
    Lindo poema amigo sonhador!
    Um excelente dia.
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Luís

    com tanto mar

    apenas podia sair
    uma canção de embalar!

    um abraço

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. No mar escondem se tantos segredos e misterios como se escondem na alma e no coração de quem ama...abraços amigo e uma bela semana pra ti.

    ResponderEliminar
  4. Dizem ainda que o coração de uma mulher é como o mar...cheio de segredos e mistérios pra decifrar!Também amo o mar e não vejo a hora de poder encontrá-lo nas minhas próximas férias!
    Abraços da Itália,Bergilde

    ResponderEliminar
  5. Olá, Luís...

    Na verdade para mim, sejam anjos ou demônios, os homens são criaturas maravilhosas cujas particularidades me encantam e se ajustam exatamente às minhas, diametralmente opostas... rsrsr. Viva as diferenças!!!! Elas fazem a vida muito mais interessante.
    Gosto muito dos seus posts e adoro seus comentários.
    Visite-me amiúde. Será sempre bem vindo.
    Uma semana inspiradoura para vc.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. O MAR SEMPRE NOS INSPIRAR. ESCREVI UM TEXO SOBRE O MAR E ATÉ EM TEU POEMA SENTI UMA SEMELHANÇA.

    Ondas da Solidão

    Sozinho na praia estou a pensar
    Escrevo na areia... (Espera em vão?)
    Ouvindo distante o barulho do mar
    Amada sublime do meu coração...

    Sozinho na praia estou a pensar
    Quem sabe um dia o amor reviver
    Sublime amor, que espero amar
    Amada sublime, do meu bem querer

    Ouço o som de gaivotas, o mar e o vento
    Uma canção, um rock lendário
    De novo o amor de saudoso momento...

    Ondas açoitam imponentes rochedos
    Assédio incansável, diário e teimoso
    Assim eu estou num teimoso tormento...

    ResponderEliminar
  7. ...vá lá em casa ver o que
    Rumi fala sobre o mar,
    e fala tão lindo como este
    poema que deixastes aqui...

    bj, poeta!

    ResponderEliminar
  8. O mar é a eterna inspiração para belíssimos poemas (como este!).
    A vida é feita de momentos bons e outros menos bons - por isso a passamos ora tristes ora contentes.

    Boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. "Mar", essa fonte inesgotável de inspiração! Ao sabor das ondas, embalam-se poemas de encantar!...
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. O mar é também um dos meus temas predilectos... ou não fosse eu de uma ilha.
    Se fosse poetisa, o mar seria a minha musa inspiradora...
    Adorei o seu poema, quase cheguei a ouvir os lamentos desse mar que banhou o se post!
    Cumprimentos e uma boa semana
    CF

    ResponderEliminar
  11. Gostei do teu poema, é lindo, sem levantar grandes ondas.
    O mar... é o meu confidente.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Luis, adorei este trio de sextilha, assim como esta arte tão tua da rima.

    Um professor meu, Pedro Homem de Melo, um dia recitou-nos assim...

    Pobre mãe: Porque não gritas,
    Se tens a alma desfeita?
    Não acreditas
    Na morte?
    Não a sentes a mais forte
    nem quando a teu braço a estreita?

    Esta, interpolada.

    Um grande abraço para ti

    ResponderEliminar
  13. "Um amigo vem e segura a sua mão ou te abraça. Não perca essa oportunidade - porque Deus veio na forma da mão, do abraço, na forma do amigo".

    (Osho)

    Beijos de coração prá coração...M@ria

    ResponderEliminar
  14. Meu querido amigo
    um belo poema...o mar e os poetas, é uma sincronia perfeita.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  15. Adorei seu poema mais um de tantos lindos que por aqui nos tem oferecido.
    Seu formato de letras está maravilhoso, abraço fraterno

    ResponderEliminar
  16. Um fraterno abraço pra ti amigo e o desejo que tenha um belo dia.

    ResponderEliminar
  17. O deslumbramento que o mar exerce sobre os poetas é deveras enigmático.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Assim ´, quantas vezes junto ao mar rimos ou choramos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. "....alma é vaso de porcelana chinesa
    não vá entorná-la a na mesa quando puxar a toalha."

    Chandal Meirelles Nasser


    Feliz Noite e beijos meus...M@ria

    ResponderEliminar
  20. Está bonito e poetico. Gostei muito...

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. O mar, com o seu sortilégio, as suas injustiças e contradições inspirou tantos escritores desde Camões a António vieira, Pessoa a António Nobre. enfim, ele continua a ser musa...

    ResponderEliminar
  22. Não conheço o Mar, mas sinto como
    se vivesse nas praias desse lindo
    lugar... Sublime poesia!!!
    Carinhos ti... Abraços

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade