domingo, 6 de dezembro de 2009

Barril


Posted by Picasa
Que saudades do meu barril
Que transportava às costas
Naquelas tardes de Verão
Conservava a água fresca
Passando de mão em mão.
Tua história não sei contar.
Encontrei-te abandonado
Já sem asas e quebrado.
Dei-te cama no jardim
Onde podes ser lembrado.
Colhias água na fonte
Muito pura e transparente
E com a mesma simplicidade
Saciavas toda a gente.
Gostaria de recompor
O teu gargalo tão bonito
E a pega de alto a baixo
Lembro-me bem como eras
E das coisas que diziam 
Mas por ti nada foi dito
luiscoelho

15 comentários:

  1. ...engraçado que aqui
    conhecemos por "moringa",
    e estas trazem sim água
    fresquinha com gostinho
    de terra molhada.

    que lembrança gostosa...

    bj

    ResponderEliminar
  2. lembro-me bem do velho barril para ir á fonte da Ortigosa buscar água para o pessoal que andava a sachar milho.Uma vez entrei com ele dentro da loja do Sr Carreira e só ao fim de alguns minutos é que eu descobri que estava no local errado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. A vida é feita de recordações...adorei o poema
    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Um poema simples mas que mexe com as nossas recordacções do dia a dia antigo...Temritmo e tem leveza.Parabens!
    Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  5. Amigo:
    MUITO OBRIGADO sentido e repleto de seriedade e sinceridade.
    É um Anjo vindo dos céus.
    Abraço amigo agradecido.
    Com um respeito que cresce dia, após dia.
    Sensibilizado e comovido...

    pena

    Bem-Haja, EXTRAORDINÁRIO AMIGO ENORME!

    ResponderEliminar
  6. Olá Luis
    Obrigado pela visita e por ter gostado da minha "arte". Adorei os seus poemas. Virei aqui com mais tempo. Até lá com um abraço.
    Volte sempre
    Diogo

    ResponderEliminar
  7. É um dos utilitários com mais nomes em portugal: bilha, cântaro, talha, asado e, no alentejo, também conhecida por infusa. Afina, por um gole de água fresca que nos renova o ânimo e as forças...

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  8. ..vim agradecer a sua visita e espero que apareça sempre.
    Gostei da simplicidade do texto,que me fez lembrar a moringa colocada na mesinha de cabeceira pela minha avó.Como uma boa "canceriana"sou muito saudosista!!!
    Um abraço.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Também vim agradecer a visita ao meu cantinho e as amáveis palavras. Gostei do seu blogue, e deste poema simples, mas muito agradável. Voltarei, concerteza.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Olá Luis,
    Vim agradecer a sua passagem pelo
    meu blog, e o comentário que lá deixou.

    Carreguei água com um barril
    por aqueles valos e encostas
    quilometros fiz mais de mil
    sempre com um barril às costas

    Foi à muito, muito tempo
    foi num tempo já distante
    saciei a cede a muita gente
    debaixo de um sol escaldante

    voltarei mais vezes
    um abraço, José

    ResponderEliminar
  11. Ola meu amigo querido, como esta voce? Obrigada pelas visitinhas no meu blog e por seus comentarioss, sempre pertinentes. Ando um pouco cansada, dormindo muito e parei de amagrecer. Minha consulta sera dia 16 e vou conversar com o meu reumato para ver se esclareço alguma coisa. Amanha farei os exames de rotina para levar na consulta. Se voce encontrar, para vender, ânimo e disposição, mande um pouco pelo correio rsrsrs pois estou precisando. Mande noticias. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Tantas vezes vai o cântaro à fonte...

    Cumprimentos meus.

    ResponderEliminar
  13. Graça e Paz amigo,entendo do seu ... aqui o nome é quartinha(? ñ sei porque).quanto a deita-lo no seu lugar de carinho e um gesto de gratidão,seu desejo de concerta-la e lindo,alem de poeta deseja ser artesão. linda semana,com um jardim florido e perfumado.abraço de paz.

    ResponderEliminar
  14. Lindo poema meu amigo!!!

    "Ama e faz o que quiseres.
    Se calares, calarás com amor;
    se gritares, gritarás com amor;
    se corrigires, corrigirás com amor;
    se perdoares,perdoarás com amor.
    Se tiveres o amor enraizado em ti,
    nenhuma coisa senão
    o amor serão os teusfrutos."

    (Santo Agostinho)

    Desejo uma linda semana com muito amor, paz e carinho.
    Abraços com todo meu carinho.

    ResponderEliminar
  15. Nesses anos, todos bebíamos pelo barril e contavam que quem bebia primeiro contava segredos e quem viesse a seguir descobria.
    ...vais saber dos meus segredos...
    mas pelo barril nada foi dito.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade