domingo, 27 de dezembro de 2009

Presépios

Sinto um aperto na alma que me sofoca de todo os pensamentos.
Parece que me obriga a escrever de uma assentada tudo quando me enche de dor e raiva, alegria e tristeza, fome e fartura, barulho e silêncio...
Nestes dias de Paz e Amor alguma coisa veio estragar a festa da família e o silêncio que forma a amizade e o carinho entre todos.
Alguém se perdeu. Bebeu e entornou a sua raiva de qualquer jeito, magoando e ferindo, tudo e todos sem educação nem vergonha.
O quadro era triste como são tristes todas as cenas de embriagados. Perdem a noção da responsabilidade.
Voltemos ao silêncio amigo de todos nós.
Ninguém te responderá com a agressividade com que te expressas e também não vamos caminhar por onde queres empurrar-nos.
O labirinto onde te meteste é demasiado complexo e hoje não é dia para se comentar.
As lágrimas saltavam-nos dos olhos como faíscas perdidas que incendiavam ainda mais a dor silenciosa que roía desmesuradamente o nosso ego.
Tanto trabalho, tanto amor para nada......!
Porquê isto hoje e agora a estragar-nos uma consoada de ternura ?
Como sair desta rua sem sentido era uma pergunta que corria em todos os olhares.
Vamos continuar. 
Ámanhã será um novo dia e virá uma nova esperança.
Será preciso recarregar as baterias e aguardar os tempos de sobriedade. É precisa paciência em toneladas e bondade quanto baste para esta espera desmedida.
A noite será boa conselheira ?...... Aguardemos......
As prendas adormeceram embrulhadas como chegaram. As luzes no presépio aos poucos ganhavam nova vida e muita força. 
Parece que todas as coisas agora se completavam.
Jesus quiz vir assim disfarçado e provar se ainda O amamos:
_Se tudo quanto fiz até agora foi o melhor ou o mais correcto.
_Serei eu o pobre desentendido ou será ele que entornou a bebida ...?
Serei capaz de perdoar mais esta vez e chamar à razão com inteligência e delicadeza...?
Jesus sabe as respostas. Eu tenho os olhos demasiado turvos.
A muito custo consegui suportar aquela vontade de ser igual nas palavras e refrear o desejo de acabar com aquela conversa morna do costume, do malfeitor armado em vítima.
De todo não queria no meu coração nem raiva nem ódio. 
Queria amor, mais e mais ... 
Parece que outros desejos investiam quase a descontrolar-me.
Jesus leva-o e deixa-o dormir. Quando acordar o teu presépio será mais bonito.
Estas pedras vão ajudar-nos a construir uma casa mais sólida e segura. 
Amanhã o Sol iluminará as ruas onde nos cruzamos e nos desculpamos. 
O Sol continuará a dar-nos o calor que conforta e rectifica estes desvarios sem nexo.
O Teu Presépio tem muita luz. Foi bom ter olhado para ti nessa luz que não tem fim.
Obrigado pela visita Jesus.
Hoje retornaste-me um jovem atraente, carinhoso e cheio de simpatia.
Vieste dar-nos o abraço do perdão, da bondade e mansidão.
luiscoelho

8 comentários:

  1. ...ah
    os vícios!!!

    malditos vícios que assolam
    pobres espíritos adoecidos.

    cabe-nos em primeiro lugar
    olhá-los na alma e assim
    procurar entender que toda
    doença começa primeiro
    nas emoções mau trabalhadas,
    e se habitam entre nós,
    não é por acaso, e sim
    porque em nós buscam o
    abrigo, o aconchego,
    e a segurança.

    beijo grande, querido!

    ResponderEliminar
  2. Olá, amigo!

    Estive ausente uns dias,

    por isso passo para deixar cumprimentos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Um abraço e um feliz ano de 20010
    tulipa

    ResponderEliminar
  4. Há que cultivar a paciência e agradecer não sermos nós.
    Mas custa muito........!
    Forte abraço e desejos de melhores dias.
    Mer

    ResponderEliminar
  5. Espíritos perturbados que carregam consigo dores, amores e falta de afectos e transformam em raiva as suas carâncias sociais e psicológicas.São mentes sugadoras da energia vital dos outros.Ajudá-las é um dever mas rejeitar as suas atitudes provocatórias é um direito.A paciência tem limites; até Cristo a perdeu quando utilizou um chicote para expulsar os vendilhões do templo.


    Força, nada é eterno, nem os nossos problemas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. As festas trazem consigo este lado muito ruim. O que deveria ser encontro, alegria, as vezes acaba em ofensas e brigas, porque alguém não se controlou e achou que festa é isso, beber e beber. Isso quando não provocam acidentes, mortes, tanta coisa ruim que também vi nestes dias e ainda virá mais...
    Mas enfim,precisamos sobreviver a estas coisas e tentar ver o bem, as pessoas de bem, e quem sabe até voltar-se um pouco ao silêncio, que é paz...
    Uma boa semana de preparação para o novo ano, que ele seja bom, seja um pouco mais de paz...
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Amigo Luis

    As minhas duas últimas noites foram mal dormidas, sonhos confusos, sabe como é?
    Ontem perdi (graças a Deus) uma seguidora. E estou à espera de perder mais duas.
    Conversei muito com uma boa amiga (hei-de dar-lhe o seu endereço de blogue) e contei-lhe coisas que tenho vindo a descobrir aqui na blogosfera e ela ficou atónita e sugeriu-me ser um bom tema para publicação.
    Fui muito mal tratado por causa da publicação Anjo do Oriente. Mas eu não me calo, não me fico, porque embora seja uma pessoa com princípios, bem educado e diplomata transformo-me numa besta quando me agridem.
    O amigo Luís já me tem criticado, por vezes duramente, mas eu sei discernir quando a pessoa o faz por amizade e bem-querer e aceitei sempre, reflecti, acerca dos seus comentários. E não quero perder a sua amizade sincera.
    Não me atrevo a sugerir-lhe que proceda como eu quando me agridem, muito pelo contrário. Mantenha, sim, a sua postura de homem digno que é. Uma das coisas que aprendi na blogosfera é que temos de ir fazendo uma triagem, se possível de forma diplomática, para não descermos ao nível de certa gente.
    Havemos de eliminar os parasitas nem que para tal tenhamos de contratar uma empresa especializada em desinfestação.
    Um grande abraço.
    António

    ResponderEliminar
  8. Deixo um abraço.
    Um bom 2010, com muita paz e amor.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade